O movimento Brasília Limpa, que pede a punição de todos os envolvidos no chamado "Mensalão do DEM", realiza mais um dia de atividades em Brasília. Desde às 9h desta terça-feira (22/12), grupos de quatro pessoas estão distribuindo adesivos e fitinhas de cor branca, para simbolizar que os moradores de Brasília não aceitam a sujeira exposta com a crise política.
Os grupos atuam nos semáforos. Quando o sinal fecha, duas pessoas abrem uma faixa e outras duas distribuem o material para as pessoas nos carros. "É importante conscientizar as pessoas para colocarmos esses corruptos fora", diz José Airton Silva Lisboa, 40 anos, um dos panfleteiros em frente ao shopping Pátio Brasil, na Asa Sul.
O publicitário Davi Lima, um dos motoristas abordados na W3 Sul esta manhã, apoiou a iniciativa. "Acho ótimo eventos desse tipo. Brasília precisa de uma limpeza geral em todas as áreas, como saúde e educação."
Apesar dos adesivos terem acabado cedo, a distribuição de fitinhas brancas segue até às 16h em seis pontos da capital federal. O objetivo é envolver toda a sociedade na luta contra a corrupção.
Lançado no dia 4 de dezembro, o movimento Brasília Limpa foi uma reação aos desdobramentos da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. A ação da PF, desencadeada no dia 27 de novembro, apontou indícios de pagamento de propina a secretários e servidores do GDF, inclusive ao governador José Roberto Arruda (sem partido), por empresas que mantinham contrato com o Governo.
Confira os pontos de distribuição:
- Entre os Setores Comercial Norte e Bancário Norte.
- Entre os Setores Comercial Sul e Bancário Sul.
- No Setor Comercial Sul, perto do Pátio Brasil.
- No Setor Comercial Norte, perto do Brasília Shopping.
- No Eixo Monumental, perto da Torre.
- Entre o Sudoeste e o Parque da Cidade.