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Lojas e shoppings receberão 1,7 milhão de pessoas até a próxima quinta

O comércio do Distrito Federal espera receber até 1,7 milhão de pessoas ao longo desta semana. De ontem até quinta-feira, véspera de Natal, este é o número de clientes que devem transitar pelas lojas do DF. No fim de semana passado (de sexta-feira a domingo), o volume de clientes passou de 1 milhão. Os consumidores tradicionalmente deixam para a última hora e neste ano não está sendo diferente. Para atender aos retardatários, os lojistas estão ampliando o horário de funcionamento. Alguns shoppings devem fechar somente após a meia-noite.

Com tanta gente nas ruas, dezembro promete ser promissor para os comerciantes. Consultados, os executivos dos oito maiores shoppings do DF informaram que os negócios já superaram em, pelo menos, 10% o volume de tráfego e de vendas do Natal do ano passado. Em todo o DF, o acréscimo de vendas esperado para este Natal em relação ao mesmo período de 2008 deve variar de 6% a 8%, segundo previsão da Federação do Comércio do DF (Fecomércio) e do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista).

;No ano passado, o noticiário era bem negativo, o que tolheu o consumidor, que ficou preocupado. Neste ano, só temos notícias boas;, explica o gerente de Marketing do Pátio Brasil, Renato Horne. Nas lojas, os consumidores estão realmente dispostos a gastar. A aposentada Maria Neuza Rodrigues, de 38 anos, gastou mais de R$ 1 mil apenas ontem comprando fogão, forno, som e chapinha para cabelo. ;Sempre deixo para comprar nesta época do ano, porque há mais variedade de preços e os produtos são mais baratos;, acredita a moradora de Itapoã, que foi às compras acompanhada da prima Maria das Dores Cardozo de Souza, de 29 anos, que trabalha como doméstica.

Movimento intenso
Desde que começou a estender seu horário de funcionamento, há pouco mais de 10 dias, o Conjunto Nacional registra aceleração das vendas. No último fim de semana, o centro de compras contabilizou um acréscimo de 10% no fluxo de clientes. Segundo o gerente de Marketing do shopping, João Marcos Mesquita, 300 mil pessoas circularam pelos corredores do shopping. De ontem até quinta-feira, a expectativa é que outras 500 mil pessoas visitem o local. ;Estamos tendo muita procura por eletroeletrônicos neste ano, então somos muito procurados, pois temos uma concentração grande de lojas do segmento. As TVs de plasma são as mais vendidas;, afirma.

No Pátio Brasil, 160 mil brasilienses fizeram compras neste último fim de semana. O volume deve ser o mesmo até quinta. No ParkShopping, a expectativa é que o movimento se intensifique em relação ao último fim de semana. De sexta a domingo, o shopping recebeu 215 mil pessoas. Até a véspera do Natal, o local deve receber 370 mil compradores, segundo o superintendente Marcelo Martins. O aumento do mix é o grande responsável pelo incremento, de acordo com ele. O número de lojas saltou de 212 para 286 desde o último Natal.

Também em função de um aumento na oferta ; hoje são 240 lojas, 30% a mais do que há um ano ;, o Taguatinga Shopping comemorou um acréscimo de 30% no fluxo de clientes, em relação ao ano passado. De sexta a domingo, foram 165 mil pessoas, volume que deve subir para 220 mil até quinta-feira. ;Aliada ao aumento do mix, a melhora econômica do país deixou o consumidor mais seguro do que no ano passado;, afirma Elisa Ferreira, superintendente do Taguatinga Shopping.