O segundo dia de provas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) não apresentou grandes problemas. A abstenção de concorrentes na segunda etapa ficou em 14,6%. Já 17,1% dos candidatos da terceira fase faltaram ao exame. Ao todo, mais de 36 mil estudantes de todo o país se inscreveram. Não compareceram aos testes 3.392 alunos do 2; ano ; de um total de 23.167 ; e 2.210 do 3; ano ; de 12.908 inscritos.
O gabarito oficial das provas deve ser divulgado pela organização do processo seletivo no site www.cespe.unb.br, do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), a partir das 17h de quarta-feira. Serão concedidas 48 horas para a apresentação dos recursos, até a sexta-feira. A divulgação dos resultados está prevista para 25 de janeiro de 2010.
Apesar de os portões dos locais de prova só terem sido abertos às 12h35 e fechados pontualmente às 13h15 de ontem, a entrada dos candidatos ocorreu sem tumultos. Os amigos Fabrício José, 17 anos, e Eurídes Pinheiro, 18, estudantes do 3; ano de Taguatinga, aguardaram, desde às 11h45, com bastante tranquilidade e conversando animadamente antes da maratona de testes. ;Estudamos ao longo do ano, mas não nos preocupamos muito com hoje. Pela média das nossas notas, acho que a gente passa;, apostou Fabrício.
Um pouco mais nervoso e não tão confiante, o candidato a engenharia elétrica Felipe Rodrigues de Souza, 17, morador de Samambaia, passou o tempo lendo, antes de entrar para realização das provas. ;Agora, na última prova, vou fazer a redação. Acho que o livro me ajuda a descobrir uns toques de vocabulário e pontuação legais;, comentou.
Já três postulantes ao curso de farmácia, Fernanda Costa, Érika Franco e Estefânia Sandryelly, todas de 17 anos e moradoras de Ceilândia, discutiam as possibilidades de aprovação ainda no caminho para a sala. ;Estudamos regularmente, mas o importante é que os nossos pais dão total apoio, até porque desejam que a gente conquiste o diploma que eles nunca tiveram;, contou Fernanda.
Atrasados
Conquistar o canudo, porém, ficou mais difícil para alguns retardatários, que acabaram perdendo a hora de entrada. A estudante do 3; ano Dayane Rodrigues dos Santos, 16, e seu pai, Diomísio Lúcio dos Santos, estavam desconsolados por terem chegado às 13h17. ;Dois minutos, só dois minutos impediram minha filha de fazer a prova;, disse Diomísio, que responsabilizou o engarrafamento enfrentado no caminho entre o Paranoá e a Asa Norte.
Ernani Fernandes Lopes, 17, morador de Brazlândia, ainda tentou argumentar com os fiscais do Cespe. ;Me deram o endereço errado e, ao invés de vir para a Asa Norte, fui para o Sigma da Asa Sul. Saí de casa às 10h, atravessei 60km, cheguei ao local que me indicaram às 11h30 e agora não posso fazer os exames;, desabafou. Sem portar o documento com o endereço que alegava, só restou ao adolescente se conformar que não seria possível entrar. ;Conferi o endereço várias vezes, tenho certeza que o local estava errado. Quem sabe entro com recurso, vamos ver;, ponderou.
Ana Carolina Camilo de Paula, 16, por outro lado, parecia não acreditar que foi tirada de sala. ;Fiz a primeira etapa no ano passado só com a carteirinha de estudante, agora disseram que não posso mais;, reclamou a jovem, estudante do Sigma da Asa Norte, no mesmo local onde prestaria a seleção. ;Aqui na escola, não disseram nada;, reiterou. A assessoria de imprensa do Cespe informou que, na falta da carteira de identidade, há uma lista de documentos válidos no edital do PAS.
Novos cursos
Os quase 13 mil jovens da terceira etapa concorrem a uma das 1.891 vagas oferecidas pela Universidade de Brasília (UnB), distribuídas em 89 cursos de graduação ; 12 a mais do que no ano passado. Entre os novos cursos, o mais concorrido no PAS é engenharia ambiental, com 5,7 candidatos por vaga.
Pelo segundo ano consecutivo, medicina é a graduação mais disputada, com 27,28 candidatos por vaga, seguida dos cursos de educação física (18,44), nutrição (17,88), psicologia (16,84) e direito (16,80). Na primeira etapa, foram inscritas 32.348 pessoas e na segunda, 23.167.
A primeira etapa, realizada sábado, contou com mais de 32 mil pessoas. O índice de abstenção ficou em 19,5% (aproximadamente 6, 3 mil).
Calendário
Quarta-feira
divulgação do gabarito
Sexta-feira
prazo final para recursos
25 de janeiro
divulgação dos resultados