Jornal Correio Braziliense

Cidades

Manifestantes marcam dois atos de protesto anti-Arruda nesta quinta

Mais atos públicos contra o escândalo político que assola Brasília há 12 dias, chamado de mensalão do Democratas, tomarão conta da cidade na tarde desta quinta-feira (10/12). A população já amanheceu em meio a um protesto silencioso, mas perceptível, parte do movimento Brasília Limpa.

Os cidadãos da Capital Federal foram chamados a vestir branco, andar com os faróis do carro acesos durante o dia e amarrar ou pendurar acessórios brancos em seus veículos. A cor representa os ideais do movimento, que objetiva pedir a ;limpeza; da imagem da cidade, com o afastamento de todos os envolvidos nos recentes escândalos, assim como cobrar que as investigações prossigam de forma justa. Entre as entidades idealizadoras da ação está a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal (OAB/DF).

Aproveitando a mobilização do Brasília Limpa, diversos movimentos sociais organizaram um protesto na Esplanada dos Ministérios, marcada para as 15h. Mateus Fernandes, um dos idealizadores da manifestação, destaca: ;Não estamos propondo junto com a OAB, mas aproveitando a ideia deles. Vamos fazer uma manifestação no Congresso, que é um símbolo;.

Os manifestantes se reunirão no Teatro Nacional, às 14h30. De lá, seguirão pela Esplanada. Eles pretendem fazer um corredor com TNT branco e, em frente ao Congresso, abrir uma bandeira branca. Segundo Juliana Mendes, uma das participantes, o objetivo é ;pintar de branco o verde do Arruda;.

Um grupo menor, de duas ou três pessoas, deve entregar fitas brancas a parlamentares do DEM, partido do governador do DF, José Roberto Arruda, acusado de chefiar o esquema de mensalão do partido. A expectativa dos organizadores é reunir entre 100 e 300 pessoas.

Estudantes

Por volta das 12h desta quinta-feira, os estudantes da Universidade de Brasília se reuniram em assembleia do Diretório Central de Estudantes (DCE) para definir os próximos passos dos protestos.

Ás 13h, é a vez de um ato na praça Zumbi dos Palmares, no Conic. De lá, os manifestantes devem seguir para o Teatro Nacional e se juntar ao grupo que pretende fazer o corredor branco ao longo da Esplanada.

Pequenos atos
De acordo com Juliana Mendes, o corredor branco visa a estimular outros atos por todo o DF. ;A ideia é ser uma atividade viral, que leve outras pessoas a reproduzirem pequenas manifestações em outros locais de Brasília;.

Para esta sexta-feira (11/12), os manifestantes preparam uma ação no semáforo em frente ao shopping Pátio Brasil, por volta das 12h. O objetivo é que as pessoas atravessem a pista passando por dentro do corredor de TNT branco.

Às 17h, haverá um carnaval fora de época na Rodoviária do Plano Piloto.

No sábado (12/12), o grupo pretende divulgar o Código da Falta de Ética, que eles mesmos escreverão, com regras de como ser anti-ético na política. O ato é uma forma irônica de responder aos defensores de corruptos que têm o discurso ;ele rouba, mas faz;. O local e o horário ainda não foram definidos.