Jornal Correio Braziliense

Cidades

Brigas começam em manifestação que prometia ser tranquila

O protesto contra o escândalo do mensalão do Democratas, iniciado às 10h desta quarta-feira (9/12) com aproximadamente 2,2 mil pessoas, começou pacífico. No entanto, a tranquilidade não durou muito. Os desentendimentos, alguns entre os próprios manifestantes, tiveram início por volta das 12h20.

Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) trocaram socos e pontapés. A confusão ocorreu por conta de uma faixa do PSol que dizia "Nem mensalão do Lula, nem mensalão do Arruda". Os petistas tomaram a faixa à força e bateram no homem que a levava. O agredido passa bem. A polícia não chegou a atuar.

Minutos antes, quando os manifestantes tomaram a pista do Eixo Monumental, no sentido Torre de TV-Rodoferroviária, houve um princípio de tumulto. Na tentativa de impedir a invasão da pista, policiais seguraram uma menina pelo braço e quase houve brigas, mas os militares cederam à passagem dos manifestantes.

O efetivo policial conta com reforço para manter a tranquilidade do protesto. São 370 militares em terra. A cavalaria também acompanha o movimento mas ainda não atuou.