» Daniel Brito
Depois de uma semana de protestos em diversos pontos do Distrito Federal, manifestantes programam um grande ato público contra a corrupção a partir das 10h, na Praça do Buriti. O protesto é promovido pelo diretório regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e 27 instituições, entre partidos polÃticos, sindicatos, estudantes e representantes de movimentos sociais.
A divulgação do protesto foi realizada nas principais feiras e parques do DF, e também via e-mail. Haverá um trio elétrico e a expectativa é de que mais de 3 mil pessoas participem da manifestação. "Já que os artifÃcios legais não vão resolver o problema da corrupção em BrasÃlia, somente a mobilização popular pode mudar a situação", alega o presidente da CUT-DF, Rejane Pitanga. Não há previsão de desvio no trânsito à quela altura do Eixo Monumental. Segundo ela, a Secretaria de Segurança Pública foi informada de que o protesto será pacÃfico.
Buritinga
Como o governador José Roberto Arruda não despacha do Buriti e sim no Centro Administrativo de Taguatinga, o Buritinga, a CUT planeja repetir o ato lá, mas ainda não tem data marcada. "A luta vai ser longa, tenho certeza de que não mudaremos o panorama até o próximo fim de semana", avisa Rejane. No sábado, está programada uma carreata, a partir de 9h, saindo do estacionamento do Estádio Mané Garrincha.
A data de 9 de dezembro é, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional Contra a Corrupção. Para lembrar a data, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) promoverá hoje e amanhã o seminário Superando a cultura da corrupção, no auditório do Tribunal de Contas da União, na Quadra 4 do Setor de Administração Federal Sul, perto do Supremo Tribunal Federal. A entrada é gratuita. Informações: .