Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cabo Patrício se reúne com ocupantes e pode pedir reintegração de posse da CLDF

Manifestantes decidiram em assembleia que desocupariam plenário apenas durante sessão desta tarde

Depois de assembleia na manhã desta quinta-feira (2/12), encerrada por volta de 11h, os manifestantes que ocupam a Câmara Legislativa do DF (CLDF) desde a tarde de quarta (1;) decidiram que desocuparão o Plenário da Casa nesta tarde, para que seja realizada a sessão em que os deputados vão discutir os pedidos de impeachment do governador, José Roberto Arruda, e do vice, Paulo Octávio, entregues até o momento. Depois da sessão, no entanto, eles pretendem voltar ao local.

Como medida preventiva, o presidente em exercício da CLDF, deputado Cabo Patrício, encaminhou à procuradoria da Casa um pedido de reintegração de posse. O documento está sendo redigido e será protocolado no Tribunal de Justiça do DF caso os ocupantes não saiam do Plenário. Cabo Patrício também pediu que fosse providenciado um outro local para a realização da sessão plenária.

Neste momento (12h), o deputado faz uma reunião com uma comissão designada pelos manifestantes para negociar a desocupação.

Bons resultados

A reunião dos estudantes e demais manifestantes começou às 8h20, com a presença de cerca de 50 pessoas que passaram a noite na CLDF. Ao final da assembleia o grupo já tinha entre 70 e 80 pessoas. Eles avaliaram como boa a repercussão do movimento, e decidiram que vão pressionar a Mesa Diretosa da Câmara para a aprovação dos pedidos de saída de Arruda e Paulo Octávio, e também a cassação de todos os deputados envolvidos no esquema de corrupção denunciado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

Durante a sessão, a Comissão de Segurança criada pelo movimento ficará de guarda ao lado do Plenário. Outra parte dos manifestantes vai passar a tarde percorrendo escolas em todo o DF para estimular a participação de mais pessoas na ocupação.

Ainda nesta quinta, às 18h, o movimento vai promover uma vigília contra a corrupção. Os manifestantes chamam toda a sociedade, carregando suas velas, para participar do momento.