Neste sábado, 57 mulheres concluem o curso de Promotoras Legais Populares (PLPs). A formatura da turma de 2009 será realizada no auditório Joaquim Nabuco, na Universidade de Brasília (UnB), a partir das 15h30. O Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra, e o reitor da UnB, José Geraldo, participarão do evento. Esta é a 5; turma de Promotoras Legais Populares formada no Distrito Federal.
O curso é oferecido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio Núcleo de Gênero Pró-Mulher, em parceria com a UnB e com as organizações não governamentais Centro Dandara de Promotoras Legais Populares e AGENDE - Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento. O objetivo é transmitir conhecimento teóricos e práticos sobre cidadania e direitos, possibilitando às participantes o reconhecimento das situações de violência e de violação de direitos.
As alunas geralmente são líderes comunitárias e atuarão como multiplicadoras do conhecimento adquirido. O curso é gratuito e as inscrições são abertas no mês de fevereiro de cada ano.