Jornal Correio Braziliense

Cidades

Já são seis os pedidos protocolados na CLDF para saída de Arruda

A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu na tarde desta quarta-feira (2/12), mais dois pedidos de impeachment contra o governador do DF José Roberto Arruda (DEM). Os responsáveis pelas últimas requisições são o PT, cujo documento foi assinado pelo presidente da lengenda no DF, Chico Vigilante, e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que teve a requisição apresentada pela presidente Rejane Pitanga.

Nesta quarta, outros dois pedidos já tinham sido registrados na Câmara. Um deles é o do pastor Oséas Rodrigues, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Gama, cidade do DF a 30 quilômetros de Brasília. O outro é do PSOL. Na terça-feira dois pedidos com o mesmo teor foram registrados por advogados do DF.

Andamento

Os pedidos devem ser encaminhados à Comissão de Constituição e Justiça da Casa, onde precisam ser aprovados por dois terços dos integrantes da comissão. Depois, seguem para o plenário, que analisa se abre ou não ou processo de impeachment contra o governador ; também nessa ocasião são necessários dois terços dos votos, 16 dos 24 deputados distritais.

Aprovada a abertura, uma comissão especial é criada para julgar o processo de impeachment. A comissão julgadora será formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

O presidente da Câmara em exercício, Cabo Patrício (PT), deu 24h para a Procuradoria da Casa avaliar todos os pedidos que já foram protocolados e os encaminhar para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).