O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu desculpas ao país pelo escândalo protagonizado pelos políticos de Brasília, que veio à tona no último fim de semana. Para o senador, a população de Brasília está de luto. Ele se referiu à Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que gravou o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), negociando pagamento de propina a integrantes do Legislativo. Há imagens, também, de Arruda recebendo dinheiro de Durval Barbosa, que colaborou com a PF em troca do benefício da delação premiada.
"Eu quero pedir desculpas pelo triste espetáculo do enterro ético, do enterro moral que a gente viu esses dias pela televisão em cadeia nacional", disse Cristovam.
Ele sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Distrital para apurar o escândalo, que já foi alvo de denúncia do Ministério Público junto ao Superior Tribunal de Justiça, antes de um afastamento de Arruda e de seu vice, Paulo Octávio.
[SAIBAMAIS]Em aparte, o senador Mão Santa (PSC-PI), argumentou que não há como deixar tais investigações no âmbito do Distrito Federal. E sugeriu a Cristovam que proponha uma CPI para investigar o escândalo no âmbito do Senado.Cristovam aceitou a sugestão de Mão Santa e prometeu preparar um requerimento de CPI.
Já o senador João Pedro (PT-AM) sublinhou que o inquérito já comprova o envolvimento de Arruda, de Paulo Octávio e do presidente da Câmara Distrital. "Todos eles têm que ser afastados imediatamente", afirmou, pedindo ao partido Democratas que seja coerente e afaste Arruda de seus quadros.