A Escola Classe 415 de Samambaia(1) ficou movimentada ontem. Cerca de 300 pessoas passaram por lá para receber gratuitamente assistência jurídica e ter acesso a serviços variados, como abertura de conta em bancos e emissão de CPF e título de eleitor. A comunidade também conferiu palestras sobre informática, pedagogia, matemática, administração e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A criançada fez fila para receber balinhas do papai-noel. E os marmanjos correram para participar do sorteio de 30 cestas básicas e dois microcomputadores.
Todas essas atividades faziam parte da Tenda do Direito, evento organizado pela Facitec (Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas), com participação do Tribunal Regional Eleitoral e dos Correios. Trinta estudantes do curso de direito ficaram à disposição dos moradores para orientações nas áreas cível, trabalhista, penal, família e direito do consumidor. Os jovens encaminharam demandas para os núcleos de prática jurídica de Samambaia, Taguatinga e Ceilândia.
Com carteira assinada há 30 anos, o motorista de caminhão Antônio Ferreira Lima, 55, tinha dúvidas sobre o tempo que faltava para a sua aposentadoria. No local, foi orientado a buscar um dos postos do Na Hora para apresentar os comprovantes de contribuição previdenciária. A dona de casa Maria de Lourdes Alves dos Santos, 41, descobriu como constituir um advogado de defesa para o irmão, preso em Formosa (GO), e aproveitou para requisitar outra via de seu CPF.
Enquanto aguardava o filho, na fila para retirar o título de eleitor, Maria do Carmo dos Santos, 35, conferiu as roupas do bazar. Todas as peças foram doadas por alunos e professores da Escola Classe 415. O valor arrecadado será revertido em benefícios para a unidade.
As palestras também chamaram a atenção do público. A aula sobre administração financeira foi a mais concorrida ; os participantes lotaram a sala para ouvir dicas sobre controle de gastos. A principal delas: nada de adquirir novas prestações quando não sobrar dinheiro no fim do mês. A dona de casa Ângela Maria Rodrigues Pereira, 49, elogiou a lição. ;É muito esclarecedor para a gente, que tem tantas dúvidas;, disse. No fim da atividade, ela procurou o palestrante para questionar a legitimidade algumas faturas encaminhadas à sua casa. ;Recebi a cobrança e não recebi a compra;, reclamou.
Responsabilidade
O projeto Tenda do Direito foi criado por alunos Facitec com o objetivo de se aproximar da comunidade. A responsabilidade social motiva os alunos a passarem por áreas carentes. ;As defensorias públicas estão abarrotadas; qualquer ajuda já desafoga o atendimento;, observa o estudante Francimar Ribeiro de Sousa, 36. A Tenda do Direito já esteve em São Sebastião e no Varjão. O projeto continuará ocorrendo no ano que vem, uma vez ao mês. Itapoã será a próxima cidade a recebê-lo, em fevereiro próximo.
1 - Região Administrativa XII
Criada oficialmente há 20 anos, Samambaia teve as primeiras ocupações em 1985. Mas foi entre 1989 e 1992 que se instalou a maior parte da população. A área hoje ocupada era formada por chácaras do Núcleo Rural de Taguatinga, onde havia produção de flores, hortaliças, frutos e criação de aves para abate. Atualmente, a cidade tem cerca de 150 mil habitantes.