Em nota divulgada neste domingo (29/11), o Diretório Central de Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) se manifesta sobre a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, posicionando-se a favor da saída do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e de todos os nomes envolvidos no esquema de corrupção apontado em inquérito da PF.
"Consideramos a situação do governador insustentável", diz a nota, que convida outras entidades estudantis e movimentos sociais de todos os segmentos para se pronunciarem sobre o caso.
[SAIBAMAIS]O DCE marcou para esta segunda-feira (30), às 18h, uma reunião que tem o objetivo de dar início ao movimento Fora Arruda, que tem movimentado a rede de microblogs Twitter desde sábado. Os estudantes se encontrarão na sede do diretório, na UnB.
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB), anunciou nesta tarde apoio aos estudantes da UnB, e confirmou a participação de representandes na reunião marcada para segunda.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo DCE-UnB:
Nota pública sobre Caso Arruda
O Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães da Universidade de Brasília, entidade representativa dos mais de 30 mil estudantes da UnB, vem a público expressar seu posicionamento sobre o caso de corrupção no governo Arruda e convida outras entidades estudantis, movimentos sociais de todos os segmentos, e principalmente a toda sociedade brasiliense para que se pronunciem em defesa do Distrito Federal.
Nós, entidades abaixo assinadas, consideramos a situação do governador insustentável. O inquérito da operação "Caixa de Pandora", da Polícia Federal possui diversas acusações, inclusive contando com vídeos e gravações contundentes, atingindo toda a cúpula da política distrital. Por isso, viemos a público exigindo a saída e o IMPEACHMENT definitivo de todos envolvidos.
O esquema de Arruda é classificado pelo Ministério Público Federal como uma ;quadrilha;, cujo líder era Arruda e que recebia 40% de tudo que era desviado das licitações. Mas o escândalo é muito maior do que uma ação individual de José Roberto Arruda.
Tais denúncias evidenciam que a corrupção é sistêmica no governo comandado por José Roberto Arruda, envolvendo não somente seu vice, Paulo Octávio,mas também o Presidente da Câmara Legislativa, deputados distritais e secretários. Por isso, defendemos o afastamento imediato de todos os envolvidos, a fim de garantir a lisura das investigações.
É preciso lembrar que José Roberto Arruda foi também o pivô do escândalo dos painéis do Senado, mesmo após ter jurado pela própria família que era inocente. Dias depois de chorar no Plenário, renunciou. O povo brasiliense não vai, mais uma vez, deixar impune os envolvidos em corrupção.
Fora Arruda!
#FORAARRUDA
---
As entidades interessadas em assinar essa nota e participarem desse movimento mande um e-mail para dce@unb.br