Jornal Correio Braziliense

Cidades

DEM pede esclarecimentos sobre 'graves' denúncias feitas contra Arruda

Em nota divulgada na madrugada deste domingo (29/11) o partido do Democratas (DEM), ao qual pertence José Roberto Arruda, considera "graves" as denúncias feitas contra o governador do DF e exige "esclarecimentos convincentes". A nota, assinada pelo presidente do partido, Rodrigo Maia, e os líderes José Agripino, do Senado, e Ronaldo Caiado, da Câmara, afirma, ainda, que o partido "tem o compromisso com a verdade" e que aguarda a manifestação oficial para poder se pronunciar.

Após a seccional do DF da Ordem dos Advogados (OAB-DF) afirmar que analisará o despacho do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que motivou a Operação Pandora, a Mesa Diretora da Câmara Legislativa (CLDF) assim como o DEM afirmaram que vão destrinchar o inquérito para se posicionar a respeito das denúncias que atingem o GDF.

Em reunião que durou cerca de duas horas neste sábado (29/11), a Mesa Diretora da CLDF decidiu ajudar na apuração das denúncias envolvendo integrantes do governo do DF e deputados distritais, deflagradas pela Polícia Federal por meio da operação Caixa de Pandora.

O vice-presidente, deputado Cabo Patrício (PT), adiantou que caso haja aprovação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para julgar o caso, os trabalhos podem começar já no recesso legislativo.

Já os integrantes da direção do Democratas estão preocupados com a repercussão do caso e designaram advogados para analisar o relatório de 780 páginas que contém gravações sobre a suposta divisão de dinheiro de propina entre integrantes do governo e deputados distritais.

[SAIBAMAIS]Diante das acusações, o partido está dividido entre tomar uma posição enérgica e se precipitar e sofrer um avaria maior com a demora numa reação. Optou ontem por dar 48 horas para os desdobramentos do caso. "O governador tomou a decisão correta, afastou os secretários e colocou o governo à disposição da polícia, o que é fundamental para dar transparência ao processo. O partido vai aguardar o decorrer das investigações para que tudo fique mais claro e só então vamos nos pronunciar", disse o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia.

Maia cancelou uma viagem que faria a Espanha neste final de semana para acompanhar de perto os desdobramentos do processo contra a administração Arruda. Na manhã de ontem ele esteve na casa do governador levado pelo secretário de Transportes, Alberto Fraga (DEM). Maia e Arruda conversaram demoradamente sobre a crise.

OAB-DF

Após uma reunião de emergência na última sexta-feira (27/11), a OAB/DF decidiu que analisará o inquérito que motivou a Operação Pandora, da Polícia Federal, para examinar se há elementos suficientes para pedir o impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. A decisão foi anunciada pela presidente da Seccional, Estefânia Viveiros. Caso haja elementos para pedir o impeachment, a proposta será submetida ao Conselho Pleno, órgão máximo da entidade.

Veja a íntegra da nota do Democratas:

;As graves denúncias feitas contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda exigem esclarecimentos convincentes. O partido tem o compromisso com a verdade e aguarda a manifestação oficial do governador para poder se pronunciar.

Brasília, 28 de novembro de 2009.

Rodrigo Maia - Presidente nacional do Democratas

José Agripino - Líder do Democratas no Senado

Ronaldo Caiado - líder do Democratas na Câmara;