Jornal Correio Braziliense

Cidades

Petistas apostam na vitória de Policarpo

Com a desistência de sete candidaturas da disputa pelo comando da legenda no DF, atual tesoureiro da executiva regional aparece como favorito para levar ainda no primeiro turno

Às vésperas da eleição para a escolha do novo presidente da legenda no DF, o PT caminha para a unidade. As 12 candidaturas registradas para a disputa se resumiram a apenas cinco. Entre os integrantes do partido, é dada como certa a vitória de Roberto Policarpo, da corrente Articulação Unidade na Luta, ainda no primeiro turno da votação que deverá ocorrer no próximo domingo. A mudança no cenário da disputa interna ocorreu depois de um acordo entre o atual presidente regional, Chico Vigilante, e o deputado federal Geraldo Magela.

Por conta desse entendimento, três candidatos apoiados por Magela ; Dirsomar Chaves, Abimael Nunes e Hélio José ; retiraram-se da disputa para apoiar Policarpo. Ele já havia conseguido a desistência de Wilmar Lacerda e de Marcius Siddarta, em benefício da sua candidatura. Na tarde de ontem, Antônio Sabino, que também se inscreveu, enviou uma carta à presidência do PT em que pregou a unidade do partido e candidatura única de Policarpo. Estão na disputa ainda outros quatro concorrentes: Chico Machado, da tendência Movimento pela Reafirmação do Socialismo; José Ricardo, da Articulação de Esquerda; Carlos Roberto, da corrente Socialistas no Movimento Popular; e Gustavo Balduíno, do Partido Ético e Democrático.

A expectativa entre petistas é de que dificilmente esses candidatos terão condição de derrotar Policarpo ou levar a disputa para o segundo turno que deverá ocorrer em dezembro. ;Vamos ganhar com 60% a 70% dos votos;, contabiliza Vigilante. Para Magela, a retirada de quase todas as candidaturas de seu núcleo político foi um avanço. ;É o sinal da unidade do PT;, afirma. No último processo de eleição de direta (Ped) do PT, há dois anos, Vigilante e Magela se confrontaram e houve troca de acusações de irregularidades. Lenildo Moraes, apoiado por Magela, venceu no segundo turno com uma pequena diferença de votos, sob suspeita de fraude. A disputa só foi decidida em favor de Vigilante com a interferência da direção nacional.

Senado
Agora, no entanto, eles concluíram que um embate pesado prejudicaria o resultado eleitoral dos candidatos do partido nas próximas eleições. Magela é cotado como candidato ao Senado. O princípio de acordo ocorreu com a desistência do deputado distrital Chico Leite (PT) de participar de prévias para a escolha do candidato ao Senado. Magela terá apoio fechado da legenda e toda a estrutura oferecida na campanha ao governo. Agnelo Queiroz será o candidato na corrida ao Palácio do Buriti.

Provável próximo presidente do PT, Roberto Policarpo é coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Distrito Federal (Sinjus). Atualmente ele já tem cargo na executiva regional do PT, como tesoureiro. Em 2010, deverá concorrer a um mandato de deputado federal, buscando votos na base sindical.