A Companhia Energética de Brasília divulgou nesta quarta-feira (18/11) um balanço de quantos cabos de cobre foram roubados em 2008 e até setembro deste ano. No ano passado, aproximadamente 35 mil metros de cabos foram furtados, um prejuízo de R$ 900 mil. Em 2009, a CEB adotou sistema de travas nas caixas que abrigam os cabos para dar mais segurança ao sistema. Até setembro, desapareceram 2,3 mil metros, equivalentes a R$ 35 mil.
Apagão
O furto de 100m de cabos da subestação do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) da Companhia Energética de Brasília (CEB) deixou cerca de 9 mil clientes sem luz na terça-feira, durante a hora do almoço, entre as 12h25 e as 14h. O incidente provocou um desequilíbrio no sistema, que acarretou uma explosão no local.
Isso ocasionou o desligamento no circuito de energia elétrica que atende o Setor Policial Sul, o Trecho 2 e o Trecho 3 do SIA, parte da Octogonal, Setor de Transporte Rodoviário e Cargas, Carrefour e Quadras 504 e 105 do Sudoeste. Durante a tarde de ontem, técnicos da CEB fizeram reparos, substituindo os cabos de aterramento furtados e os equipamentos danificados. O crime foi registrado na 8ª DP (SIA).