O presidente de Israel, Shimon Peres, recebeu nesta terça-feira (10/11) o título de cidadão honorário de Brasília. A entrega foi feita pelo vice-governador Paulo Octávio na Câmara Legislativa do DF. A proposta de conceder o título ao presidente partiu dos deputados distritais que ressaltaram o comportamento ético e a conduta ilibada de Shimon Peres.
Paulo Octávio disse que a concessão da cidadania brasiliense a Shimon Peres fortalece ainda mais as boas relações entre Israel e Brasil. Ao receber o título, o presidente estava muito emocionado e afirmou que o título é uma honra para ele e para o povo de Israel. Durante a homenagem disse ainda que Brasília é a capital do novo mundo.
O vice-governador afirmou ainda que irá assinar na próxima semana um convênio entre a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e de Tel Aviv com o objetivo de trocar tecnologias. No entanto, mais detalhes sobre o acordo não foram divulgados.
Prêmio Nobel da Paz
Em 1994, Shimon Peres recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo empenho em tentar encerrar os conflitos entre Israel e Palestina. O presidente foi co-fundador do Partido Trabalhista israelense e primeiro-ministro de Israel nos períodos de 1984 a 1986 e de 1995 a 1996. Eleito em junho de 2007 aos 84 anos assumiu a presidência de seu País para um mandato sete anos.
Shimon Peres também publicou, em 1993, o livro "O Novo Oriente Médio; onde transmite sua visão sobre o futuro do local, no qual interesses nacionais e econômicos seriam os guardiães da Paz nesta zona.