Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hemocentro está com déficit de 50 bolsas por dia

As doações de sangue sofreram um decréscimo médio de 50 bolsas por dia. Ao final de uma semana, isso representa um déficit de 350 bolsas a menos no estoque da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Por esse motivo o órgão pede uma ajuda à população do Distrito Federal. (Veja abaixo onde e o que é necessário para fazer a doação).

De acordo com a diretora do instituto, Maria de Fátima Brito Portela, a média diária de doações gira em torno de 250 a 300 bolsas de sangue coletadas. Na última semana, as coletas renderam entre 200 e 225. A carência maior é pelo tipo sanguineo O (tanto positivo quanto negativo).

Portela explica que o banco de sangue do Hemocentro atende 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal. ;Todos os dias abastecemos os hospitais, após coletar e fazer todos os controles necessários;. O estoque do FHB precisa garantir sangue para, pelo menos, 15 dias.

Coleta
Os interessados em fazer a doação podem se dirigir à Fundação Hemocentro, localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), de segunda a sábado, sempre das 7h ás 18h. Vale lembrar que, por conta do feriado de finados, na próxima segunda (2/11), o FBH estará fechado.

Condições básicas para doar

; Boa saúde, avaliada no próprio hemocentro
; Alimentar-se bem antes da doação (veja abaixo a alimentação aconselhável);
; Não estar em uso de medicamentos;
; Ter entre 18 e 65 anos de idade;
; Pesar acima de 50 quilos;
; Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
; Antes da doação não praticar exercícios físicos;
; Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
; Caso tenha colocado piercing ou feito tatuagem, só poderá doar sangue após doze meses;
; No caso de ter realizado endoscopia, só poderá doar sangue após doze meses;
; Evitar fumar duas horas antes da doação.

Alimentação aconselhável antes da doação de sangue
Aconselha-se evitar comidas gordurosas e derivados de leite, que podem ser substituídos por soja ou desnatados. Não se doa sangue em jejum, mas quem for doar após o almoço deve se dirigir ao hemocentro apenas duas horas depois de comer.