Cerca de 800 mil pessoas são esperadas nos seis cemitérios do Distrito Federal entre o sábado (31/10) e a segunda-feira (2/11), Dia de Finados. Para atender a essa demanda, os cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia organizaram a "Operação Finados", com flexibilização dos horários de atendimento e maior número de funcionários para receber os visitantes.
No fim de semana e na segunda-feira, os portões dos seis cemitérios abrem às 7h. No sábado e no domingo o acesso será permitido até as 18h. No feriado, os portões serão fechados somente às 19h.
Em todos os cemitérios o número de atendentes e de terminais de informações será ampliado. Ao todo, serão 36 atendentes a mais e 15 terminais extras.
Acessibilidade
O acesso de veículos no interior dos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e de Sobradinho será restrito às pessoas com deficiência e idosos, portadores de autorização identificada pelo adesivo no veículo, emitida pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran). A entrada de automóveis nos cemitérios de Planaltina e Brazlândia não será permitida, devido à falta de espaço.
Haverá ainda transporte coletivo gratuito nos cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho. As 12 vans serão distribuídas de acordo com a expectativa de visitas. Serão cinco no cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), três em Taguatinga, três no Gama e uma em Sobradinho. Os trajetos e paradas internas serão sinalizados.
Infraestrutura
Além das entradas principais, serão abertos acessos secundários nos cemitérios. Na Asa Sul, haverá entradas pelo Setor Policial e pelo Parque da Cidade. Em Taguatinga, os visitantes poderão entrar pelo Setor de Oficinas e pelas duas entradas no Setor M Norte. No Gama, haverá dois acessos pelo Setor de Chácaras.
A segurança terá reforço de 38 pessoas, distribuídas entre os seis locais. Não será permitida a presença de vendedores ambulantes e autônomos no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade é das administrações regionais e da Polícia Militar.
Os banheiros coletivos funcionarão normalmente. Para atender à demanda de visitantes, haverá banheiros químicos distribuídos em todos os cemitérios. A Operação Finados tem apoio Secretaria de Segurança Pública, do Corpo de Bombeiros, do Detran, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Secretaria de Justiça, Secretaria de Saúde, Arquidiocese de Brasília e Caesb.[SAIBAMAIS]
Serviço:
Cemitério Campo da Esperança: 916 Sul
São Francisco de Assis (Taguatinga Norte): SOFHN Área Especial Cemitério
Cemitério do Gama: SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério, Setor Oeste
Cemitério Sobradinho: AR 07 Área Especial Cemitério Sobradinho II
Santa Rita (Planaltina): SNO Conjunto E Área Especial Cemitério
Cemitério de Brazlândia: SNO Quadra 6 Área Especial Cemitério