Jornal Correio Braziliense

Cidades

Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta população sobre psoríase nesta quinta-feira

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoverá, na próxima quinta-feira (29/10), a Campanha Nacional da Psoríase. A ação faz parte do calendáriod do Dia Mundial de Conscientização da Psoríase, lembrado em 29 de outubro.

O objetivo é orientar e tirar dúvidas da população sobre a doença. Em Brasília, o atendimento será no shopping Pátio Brasil, das 10h às 20h. Outras 18 cidades estarão reunidas em mais de 45 postos de orientação para distribuição de panfletos informativos para a população local. A campanha acontece todos os anos. A expectativa da SBD é de que pelo menos 50 mil pessoas sejam abordadas e aprendam a como identificar a doença.

Doença

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele* que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões avermelhadas. Alvo de muito preconceito, a doença não é contagiosa e não atinge órgãos internos. As lesões podem ser causadas por vários fatores, como a reação a medicamentos, infecções, ferimentos na pele e, principalmente, o estresse.

As áreas mais afetadas são cotovelos, joelhos, couro cabeludo, costas e umbigo. Em mais de 50% dos casos a psoríase pode atingir as unhas. Umas das principais características da doença é o descolamento da unha (onicólise).

Uma pequena parcela da população de pacientes pode apresentar a artrite psoriática, com inflamações nas cartilagens e articulações, que causa dor, dificuldades nos movimentos e alterações na forma das articulações.

A psoríase não tem cura, mas há tratamentos com o uso de pomadas e cremes ou mesmo medicação sistêmica. Além dos principais tipos de psoríase, existem ainda: psoríase em gotas, psoríase eritrodérmica, psoríase pustulosa, psoríase invertida e psoríase palmo-plantar.

Workshop

Além da ação voltada à população, no dia 14 de novembro a SBD, com a participação de médicos e autoridades, promoverá um workshop sobre a doença. O objetivo é promover um debate entre associações de pacientes com psoríase. Serão discutidos temas como regulamentação, captação de recursos e apoio a pacientes.

*Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia - www.sbd.org.br