A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) realizou, na manhã desta terça-feira (27/10), em Santa Maria, Gama, Ceilândia, Taguatinga, Valparaíso de Goiás, Luziânia e regiões do Entorno a "Operação Açaí", com o objetivo de cumprir 11 mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão. Ao todo, 12 pessoas foram presas, uma delas -- que não tinha mandado expedido -- por tráfico de drogas. Ainda durante a operação, um total de 19 veículos foram recuperados.
A quadrilha -- especializada na prática de roubo e furto de veículos no DF e Entorno -- atuava a cerca de um semestre e foi desarticulada após três meses de investigação. A polícia chegou até o grupo após a Operação Santa Maria, realizada na semana passada, em que 18 pesssoas de uma outra quadrilha foram presas por furtos a veículos. Apesar da ligação entre os grupos, a polícia descartou que as duas quadrilhas partilhassem a mesma estrutura. "É importante o destino que a quadrilha desarticulada hoje dava aos carros, eles eram encaminhados para a região Norte, por rodovias pouco vigiadas. Lá, os veículos eram utilizados em assaltos a bancos", explicou o diretor geral da Polícia Civil do DF, Cléber Monteiro.
Antes de partirem para outros estados, os veículos eram levados para Santa Maria e Valparaíso de Goiás, onde eram adulterados e, posteriormente, transportados para as cidades de Marabá/PA e Imperatriz/MA para serem negociados com receptadores. Em alguns casos, os carros também eram vendidos no próprio Entorno e no DF.
A quadrilha costumava praticar os roubos no Plano Piloto, Taguatinga, Gama e Santa Maria, e nas cidades de Valparaíso de Goiás e Luziânia (GO). Com o grupo foram apreendidos, também, 26 cartões de crédito clonados, prontos para serem utilizados. Os policiais econtraram, com alguns dos detidos, outros quatro veículos produtos de roubos: dois Palios, um prata e um preto (KEX 7073-GO e JHU 6218 ), um Audi (JTV 0922-DF) e uma moto (JHE 8763).