Cerca de 60 estabelecimentos na área central do Paranoá foram alvo de uma ação do Procon-DF, na manhã desta sexta-feira (23/10). Mas em vez de multa, os comerciantes receberam orientações sobre as leis de proteção e defesa do consumidor. "O que nós sentimos é que eles são bastante desinformados, e o trabalho foi importante para que conheçam a legislação", disse o presidente do órgão, Ricardo Pires.
A operação constatou que nem sempre os preços e a quantidade de prestações estão expostos com clareza, com determina a lei de precificação. Segundo Ricardo Pires, entre as irregularidades também se observou a falto do número do Procon, o 151, à mostra para os clientes. Em muitos casos, a nota fiscal não traz o nome, endereço e telefone do órgão. Pouquíssimos estabelecimentos possuíam um exemplar do Código de Desfesa do Consumidor (CDC).
"Essa primeira ação foi de caráter educativo. Mas, posteriormente, vamos voltar cobrando as correções. Caso não tenham sido atendidas, os donos do comércio poderão arcar com multas", explicou Pires.
A iniciativa, que já foi realizada no Varjão e outras localidades, complementa a atuação do Procon Móvel, atende os moradores da cidade, umas das mais carentes do DF, deste quarta-feira (21). O veículo do órgão de defesa do consumidor está em frente à Igreja Nossa Senhora do Paranoá, mais conhecida como Santa Maria dos Pobres.
Chamada de Ação Cidadania, a operação contou ainda com a distribuição de cópias do CDC e de outros documentos que tratam do assunto. A visita do presidente do Procon às lojas do Paranoá prossegue durante toda a tarde de hoje.