A escola Unisaber, localizada em Ceilândia Sul, será fechada por problemas financeiros e por não ter realizado o recadastramento junto à Secretaria de Educação do Distrito Federal. Na instituição, estudam cerca de 170 alunos, do jardim de infância II a 5; série do Ensino Fundamental. Por determinação da Secretaria, a escola foi aconselhada a comunicar aos pais sobre a transferência dos alunos para outra insituição de ensino.
Segundo a coordenadora de Supervisão Institucional e Normas de Ensino do órgão, Leila Pavanelli, a Secretaria ainda não ordenou o fechamento da colégio. "A escola admitiu que não tem condições financeiras de atender as exigências do alvará de funcionamento. Então, para segurança dos alunos, aconselhamos a transferência. Mas, o processo ainda está em aberto e não passou pelo Conselho de Educação, ao qual cabe decidir sobre o fechamento da instituição", alegou.
A atual direção da escola, alega que a falha ocorreu na gestão anterior que não recadastrou no prazo devido, no início deste ano. Para consegui-lo agora, a escola terá que conseguir o alvará de funcionamento da Administração Regional de Ceilândia.
No entanto, uma ação de inconstitucionalidade expedida recentemente pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), impede que alvarás sejam concedidos para estabelecimentos que não possuam carta de habite-se. O que é o caso da escola Unisaber. Sem o habite-se, e consequentemente sem o alvará, a insituição não pode regularizar a situação.
De acordo com a direção do colégio, a questão do habite-se seria responsabilidade do proprietário do prédio onde funciona a escola. Ainda de acordo com o colégio, o estabelecimento enfrenta uma ordem de despejo por causa de aluguéis atrasados.
Transtorno
A ordem para a transferência dos alunos será comunicado oficialmente aos pais em uma reunião agendada para às 19h desta sexta-feira (23/10). Mas vários pais, já ficaram sabendo da má noticia. É o caso do militar, Carlos Rogério, que tem dois filhos cursando a 3; e na 4; série no colégio. Pego de surpresa, ele conta que foi informado pelos filhos.
"Meus filhos chegaram na escola falando que iriam mudar de escola. Então, fui até a secretaria da Unisaber e me confirmaram a informação". O pai reclama dos transtornos causados aos pais e aos alunos. "Os alunos não foram levados em consideração, deveriam esperar pelo menos o término do ano letivo. Meus filhos estão com medo de não conseguirem passar de ano", reivindica.
Transferência
A direção da Unisaber informou que os pais já podem se dirigir à escola para pedirem a carta de transferência dos filhos para a instituição de ensino desejada. "A Secretaria de Educação pediu que as crianças sejam transferidas o quanto antes", explica o diretor da Unisaber, que não quiz se identificar.
A escola Crescer, na QNN 18, se ofereceu para receber os alunos tranferidos. "Estamos fazendo isso pensando no bem dos estudantes, mas tudo vai depender do que ficar decidido entre os pais na reunião de hoje a noite", afirmou a diretora da Crescer, Ana Maria. O preço da mensalidade na escola Crescer deverá o mesmo praticado na Unisaber.