Um homem foi preso, na noite desta quarta-feira (21/10), após atirar contra policiais militares que faziam ronda em Santa Maria. O irmão dele também está detido na 33ª Delegacia de Policia (Santa Maria). Além disso, a mãe dos rapazes responderá a um termo circunstanciado por ter tentado impedir a entrada dos policiais em sua casa.
De acordo com o delegado-chefe, Watson Warmling, os dois policiais que estavam em patrulhamento pela região, afirmaram ter ouvido disparos de arma de fogo e seguido para a região de onde vinha o barulho. Eles chegaram até o conjunto L da quadra 204, quando viram um homem correr para a casa 26.
Luiza de Araújo, 51 anos, mãe dos rapazes, tentou impedir a entrada dos policiais na residência. Após conseguirem se desvencilhar da mulher, os PMs foram recebidos a tiros por Helielton Araújo Rodrigues, 23. Os disparos atingiram o braço de um policial, o punho de outro e ainda o braço de Luiza. Um outro revólver foi encontrado no lugar, além do utilizado no atentado. A arma pertencia ao irmão de Helielton, Helienson Kleyton Araújo Rodrigues, 24.
Os três envolvidos foram encaminhados à delegacia. Helielton foi autuado por tentativa de homicídio qualificado e disparo de arma de fogo. Ele já tinha passagens por porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, dano, desobediência e posse de drogas. Já o irmão, Helielson, será julgado por portar ilegalmente uma arma. Ele já havia sido detido por violência doméstica, ameaça, lesão e dano.
Segundo o delegado, havia outras pessoas dentro da casa. Todas foram ouvidas esta manhã. O inquérito policial irá apurar todas as circunstâncias.