Jornal Correio Braziliense

Cidades

Conferência distrital debate produção cultural no DF

No próximo fim de semana (24 e 25/10), artistas e representantes da população do Distrito Federal serão chamados para discutir a produção cultural local e as políticas destinadas à área. O debate ocorrerá na II Conferência Distrital de Cultura, no Museu Nacional de Brasília (próximo à Rodoviária do Plano Piloto). O principal objetivo do debate é propor diretrizes para a construção de um Plano e Sistema Distrital de Cultura.

Participarão da conferência 150 pessoas eleitas em pré-conferências interregionais, realizadas em todo o DF neste ano. O encontro será realizado pela Secretaria de Cultura do DF, o Ministério da Cultura, o Fórum de Cultura do DF e Entorno, UnB e Funarte. Segundo André Mendes, membro da comissão organizadora e representando da Secretaria de Cultura, o debate é essencial para discutir pontos comuns discutidos em outros encontros.

As principais demandas, segundo ele, são quanto ao Fundo de Apoio à Cultura, construção de complexos culturais nas cidades satélites e a gerência de cultura nas administrações regionais. ;Além da falta de recursos, muitas vezes esses gerentes cuidam também de esportes, turismo e lazer. Assim não conseguem cuidar da demanda de eventos e necessidades culturais da cidade;, avalia.

Conferência Nacional

Desse encontro sairão os representantes do DF para a II Conferência Nacional de Cultura, de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. A grande expectativa da comissão é que no evento se estruture o Plano Distrital de Cultura. ;O plano vai depender de um projeto de Lei e já estamos sensibilizando parlamentares do DF. É grande a expectativa de trazer recursos federais para a área de cultura do DF;, diz André Mendes. Deputados distritais e federais da bancada do DF foram convidados a participar do evento.

A conferência foi dividida em eixos temáticos, discutindo a gestão pública, a comunicação e economia de cultura, entre outros.

Para o secretário adjunto de Cultura do DF, Beto Sales, a cultura no DF já tem avançado no cenário político e a conferência é essencial para nortear os debates e projetos culturais da capital. O Sistema Distrital de Cultura, segundo ele, envolverá todos os que produzem cultura e decidem sobre o processo cultural, facilitando a unificação de demandas e diretrizes.