Um impasse pode impedir a realização do mais importante evento de literatura do Distrito Federal. Em sua 28; edição, a Feira do Livro pode não acontecer em 2009. O problema está no dinheiro destinado à realização do evento. O GDF disponibilizou R$ 700 mil, mas a Câmara do Livro de Brasília orça a feira em cerca de R$ 3 milhões.
De acordo com o presidente da Câmara, Adrian Carvalho, até o fim da semana a situação será resolvida. ;Estamos tentando captar uma verba maior e achar parceiros particulares. Mas o evento vai acontecer;, garante Adrian. Segundo ele, a Câmara de Brasília prevê até alteração do local de realização do evento, da área externa da Biblioteca Nacional de Brasília para um local fechado. Nos anos anteriores, a feira acontecia na área externa do shopping Pátio Brasil.
A justificativa é que um evento em local descoberto gastaria o dobro do valor de um evento fechado, por conta do aluguel de lonas e delimitação do espaço. Adrian acredita que a Feira acontecerá em novembro. Segundo ele, no ano passado também houve muita dificuldade na realização por causa da escassez de recursos.
Secretaria de Cultura
O secretário adjunto de Cultura do DF, Beto Sales, diz que o governo está se empenhando e trata a Feira do Livro com absoluta prioridade. Segundo ele, a responsabilidade de adquirir mais recursos cabe à Câmara do Livro. ;O governo honrou todos os seus compromissos. Cabe à instituição promotora garantir sua realização;, esclarece.
Para o secretário adjunto, as ações na área da literatura são essenciais para garantir o acesso à cultura. ;Do lado do governo não há impasse. Vamos apoiar a feira numa proporção muito maior do que os anteriores;.
Beto Sales diz que o problema na captação de recursos de empresas particulares se agravou com a crise econômica que começou em 2008. Segundo ele, a Secretaria tem buscado apoio na iniciativa privada e lançar Brasília como um pólo cultural, sobretudo por causa dos 50 anos da cidade, comemorados em 2010.
O secretário adjunto se queixa do maior apoio dado pelas empresas a eventos no eixo Rio-São Paulo. ;Precisamos quebrar essa tradição e mostrar que Brasília tem eventos dentre os mais importantes do Brasil;.