A matrícula de crianças e adolescentes na rede pública de ensino começou hoje por telefone e pela internet. A novidade deste ano é a possibilidade de se fazer o processo no site www.matricula.df.gov.br. Muita gente resolveu acessar a internet logo cedo: antes do meio-dia, mas de 1,1 mil pessoas se cadastraram no site. O prazo para a matrícula segue até 22 de novembro e não é preciso ter pressa ; as vagas não são distribuídas por ordem de chegada.
A média de espera por atendimento no Telematrícula (telefone 156) ficou em dois minutos, mas chegou a oito nos horários de picos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. O movimento é menor no início da manhã ou à noite, fora do horário comercial. Quem usou o computador ganhou tempo ; na internet, a inscrição pode ser efetivada em três minutos.
A diarista Maria Zilda de Sousa, 36 anos, não teve dificuldades em usar o telefone para conseguir uma vaga para o filho da vizinha, de 4 anos. Ela tem experiência no assunto ; já ligou em anos anteriores para matricular os filhos ; e decidiu ajudar a amiga. "Demorou 10 minutos e consegui ser atendida. Preferi ligar no comecinho porque se deixar para o final, fica muito cheio", comentou. Zilda soube do início do serviço por um aviso pregado em um colégio perto de onde mora, no Riacho Fundo 2. A dona de cada Amanda Ulhoa, 22 anos, demrou cerca de meia hora para ser atendida. "A linha estava sempre ocupada, mas consegui. Para garantir, preferi insistir r fazer logo", comentou.
A inscrição só precisa ser feita por quem ainda não estuda na rede pública do DF. Renovações de matrículas podem ser feitas no próprio colégio. "Normalmente, as escolas encaminham uma ficha de renovação para os pais e eles retornam", explicou a diretora de organização do sistema de ensino da secretaria, Claudimary Pires da Silva. Nos casos em que a criança já estuda em escola pública, mas o pai quer que ela vá para outro estabelecimento, é feito o pedido de transferência, também na secretaria do colégio. "Eles vão se inscrever no remanejamento escolar, quando a secretaria oferece essa movimentação de alunos", disse a diretora. O prazo para essa mudança vai de 9 a 13 de novembro.
O governo local garante escolas para crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio. Meninos e meninas de 4 e 5 anos podem tentar uma vaga nas unidades de ensino infantil, mas não há certeza de que conseguirão. Estão previstas as construções de sete jardins de infância no próximo ano, o que aumentará a oferta. Os pais das crianças cadastradas serão avisados assim que as vagas forem abertas. No ensino infantil, o aluno pode ingressar na turma em qualquer época do ano.
O pai ou responsável deve informar os seguintes dados pelo 156 ou pelo site:
* Data de nascimento do estudante.
* Nome completo da mãe do estudante.
* Nome completo do responsável legal pelo estudante. CEP e endereço completo da residência do estudante.
* Mas se a opção for estudar próximo ao local de trabalho, também é necessário o CEP e endereço completo do trabalho do estudante ou de seus pais/responsáveis.
* Número(s) do(s) telefone(s) para contato. É importante que sejam ao menos dois.