Jornal Correio Braziliense

Cidades

Telematrículas registra recorde no número de inscrições para educação especial

O número de matrículas na educação especial feitas pelo Telematrícula chegou a 197, contra 129 do ano passado. O aumento na procura não surpreendeu a Secretaria de Educação que estava preparada para a demanda. De acordo com Giselda Carvalho, gerente de educação especial, a antecipação das inscrições foi feita para garantir a presença desses alunos no começo do ano letivo.

[SAIBAMAIS]No entanto, a Secretaria ressalta que o aumento na procura não significa que cresceu o número de estudantes com deficiência, pois muitas famílias não comunicavam em anos anteriores sobre as necessidades especiais dos filhos. Além disso, a inscrição não assegura a vaga. Os pais, responsáveis ou o próprio estudante, caso seja maior de 18 anos e legalmente capaz, ainda precisa comparecer à Diretoria Regional de Ensino, de 26 a 30 de outubro e realizar a efetivação da matrícula, entre 4 e 15 de janeiro.

Perda do prazo
Para quem perdeu o prazo, a inscrição ainda pode ser feita no mesmo período do Ensino Regular, que começou nesta segunda-feira (19/10) e vai até 22 de novembro A diferença é que estudantes que foram inscritos no prazo já entrarão em sala de aula com o planejamento pedagógico definido, incluindo o espaço físico e a organização das turmas inclusivas. Os demais, terão este planejamento elaborado ao longo do ano.

Educação especial
A Educação Especial oferece atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência e transtorno global do desenvolvimento (TGD). O TGD compreende o autismo, a Síndrome de Rett, uma anomalia genética que compromete as funções motora e intelectual, a Síndrome de Asperger, transtorno do desenvolvimento cerebral caracterizado por deficiências na interação social, e transtorno degenerativo da infância.

Atualmente, 13.689 estudantes com necessidades educacionais especiais freqüentam a Rede Pública de Ensino do DF. A principal forma de atendimento são as Salas de Recursos (SR), presentes em 479 escolas, compostas basicamente por psicólogos e pedagogos. As demais escolas não contam com SRs porque não há demanda.