A autora dos vitrais coloridos da Catedral de Brasília, Marianne Peretti, 82 anos, vai acompanhar nesta quarta-feira (21/10) a restauração das peças. A artista plástica foi contratada pela empresa que faz a reforma para assegurar que os vitrais danificados sejam substituídos por peças idênticas às originais.
Segundo o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no DF, Alfredo Gastal, se tudo correr dentro do cronograma a restauração da Catedral será concluída até o dia 21 de abril de 2010, data do aniversário de 50 anos de Brasília. A reforma começou em março.
O projeto arquitetônico da Catedral é de Oscar Niemeyer. Além dos vitrais de Marianne Peretti, o local é ornamentado com obras de outros artistas importantes. Os quatro evangelistas da entrada e os três anjos suspensos são do escultor Alfredo Ceschiatti; a Via Sacra é de autoria de Di Cavalcanti e o painel do Batistério, de Athos Bulcão.
História
A Catedral Metropolitana de Brasília teve sua construção iniciada em 1958 e sua estrutura pronta em 1960. A obra só foi concluída, no entanto, em 1970. A inauguração foi no dia 21 de maio de 70. A Catedral foi tombada pelo Iphan três anos antes da inauguração oficial, em 1; de junho de 1967, por seu ;valor excepcional como expressão da arquitetura religiosa moderna do país;, conforme parecer do órgão.