As obras da Linha Verde agravaram os problemas de trânsito na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), que recebe parte do fluxo de veículos desviado da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Sem nenhuma fiscalização, a via passou a ser palco de constantes infrações dos motoristas, segundo denúncia do leitor Guilherme Rodrigues.
Para Guilherme, além da falta de fiscalização, o problema está na grande quantidade de semáforos no lugar. Ele relata que, no horário de maior fluxo, vários motoristas utilizam o acostamento e uma estrada de terra como faixas.
O diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Luiz Carlos Tanezini, contesta algumas dessas afirmações dizendo que diariamente tem fiscalização na EPNB, com duas motos posicionadas em locais estratégicos, a fim de multar os motoristas imprudentes. "Somente em agosto multamos 3000 motoristas por trafegar no acostamento", revela. A infração é gravíssima e acarreta multa de R$574.
Mas o diretor concorda que a EPNB não comporta mais o número de veículos que trafegam na via nos horários de rush, das 7h as 9h e das 17h as 20h. "Cada uma das três faixas conseguem comportar 2,8 mil veículos, mas diariamente transitam cerca de 160 mil no local", diz.
O DER está elaborando um projeto para iniciar em 2010 para aumentar a capacidade de tráfego na via. Serão construídas pistas marginais e três viadutos- dessa forma os semáforos serão tirados, e a construção do viaduto do Núcleo Bandeirante deve começar ainda este ano.
Linha Verde
Com a Linha Verde, a EPTG vai dobrar de tamanho para comportar os 140 mil veículos que lá circulam todos os dias. Além de ganhar vias marginais nos dois sentidos, a via contará com um corredor exclusivo para ônibus e asfalto novo nas pistas já existentes. Viadutos, passarelas e ciclovia também integram o novo traçado do trecho de 12,7 quilômetros entre a entrada de Taguatinga e o acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). De acordo com o secretário de transportes, Alberto Fraga, a previsão é de R$ 244 milhoes gastos na obra.