Mais de 160 peças, entre bolsas e bijuterias, produzidas por mulheres da comunidade da Candangolândia apresentaram nesta quarta-feira (8/10) ao público em um desfile no Museu Vivo da Memória Candanga. As costureiras conseguiram seguir no caminho das passarelas após aprenderem e aprimorarem o conhecimento nas oficinas oferecidas pelo 1; Centro de Referência em Educação Integral no Núcleo Bandeirante, conhecida como Cidade Escola.
O trabalho também pode virar fonte de renda para as aprendizes. A diretora do Diretoria Regional de Ensino (DRE) do Núcleo Bandeirante, Élida Cristina, diz que a ideia das oficinas veio da comunidade. Após realizar um levantamento a maioria das mulheres que deixavam as crianças na escola também sabiam costurar.
As bolsas que estarão em mostra durante o desfile foram confeccionadas em tecidos, de vários modelos e tamanhos, e, segundo as artesãs, podem ser utilizadas em festas, compras, trabalho, academias e clubes. A bijuterias foram feitas com pedras, miçangas e tecidos. Vinte modelos, entre alunos, funcionários do Centro de Referência e representantes da comunidade, vão desfilar com as peças produzidas pelas oficinas.
Como participar
Qualquer integrante da comunidade pode participar das oficinas. O interessado deve doar um quilo de alimento não perecível. As oficinas acontecem de segunda a quinta-feira, pela manhã, tarde e noite. Mais informações na DRE do Núcleo Bandeirante: 3901-8230.