As comemorações do Dia das Crianças de 2009 começaram antes para quase 200 meninos e meninas assistidos pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Para comemorar a data, a garotada reservou a manhã de ontem para se divertir no Nicolândia Center Park, no Parque da Cidade. Não houve cobrança de ingressos.
As brincadeiras tiveram início logo cedo. Às 9h, a criançada, acompanhada dos familiares, foi recebida com um café da manhã. Depois de lanchar, embarcou na diversão, entrando quantas vezes quis em cada brinquedo. Monitores e palhaços ajudaram a animar ainda mais o dia. Além das atrações do parque, a festa teve pintura de rosto e escultura em balões. O passeio terminou por volta das 13h, depois de almoço servido e o presente de Dia das Crianças ser entregue.
Os pais aprovaram a iniciativa. ;Só Deus mesmo para pagar o pessoal da Abrace pelo que eles estão fazendo por esses meninos, por todo o apoio que nos dão. Seria muito caro um passeio como esse para a maioria das famílias;, reconheceu a dona de casa Adivanélia Rodrigues de Souza. Ela e o marido, José Roklane Lira, levaram os filhos Mateus Rodrigues Mingote, 11 anos, e Ludmila, 6, para a manhã de diversão. Mateus se curou de uma leucemia aos 8 e agora faz apenas acompanhamento. Foi a primeira vez que ele e a irmã estiveram ao Nicolândia. ;Estou gostando muito. Até agora, o brinquedo mais legal foi o minhocão;, empolgou-se Mateus, enquanto corria para o bate-bate.
Silas Gomes Neto, 7, também se encantou com o passeio. Ele gostou tanto do twister, que brincou na atração duas vezes seguidas, acompanhado da mãe, Kelly Roberta, e das irmãs Amanda Roberta, 15, e Malu Dantas Gomes, 5. ;Aqui, é muito legal. Eu nem fiquei com medo, mas minha irmã disse que ficou com frio na barriga;, contou o garoto. A família de Silas tem apoio da instituição desde que ele recebeu o diagnóstico de leucemia. Agora, está curado e esbanja energia.
A doméstica Edilene Alves levou os cinco filhos para o parque e ficou muito feliz ao ver Priscila Alves Martins, 6, esquecer a fraqueza causada pela anemia falciforme para correr com os irmãos. ;Está sendo uma maravilha. Se eu fosse trazer os cinco por minha conta, ficaria muito caro.;
Caridade
A Abrace promove todos os anos uma festa para comemorar o Dia das Crianças, mas pela primeira vez a organizou no Nicolândia. Foi a própria administração do parque e a agência de marketing Fértil Comunicação que procuraram a instituição e ofereceram o espaço para a garotada. ;Foi um dia especial. Eu fui entrando aqui e sentindo a alegria das crianças. Isso é uma coisa que até muda o espírito da gente;, disse Lysia Alarcão, da Abrace. A instituição contou com a ajuda de 79 voluntários.
Segundo um dos proprietários do Nicolândia, Marcelo Márcio, em 31 anos de funcionamento, o parque nunca tinha fechado as portas para o público para atender exclusivamente uma instituição de caridade. ;Sábado é um dos dias mais movimentados. Recebemos de 2 mil a 3 mil pessoas. Mas achamos interessante abrir este mês de outubro recebendo a Abrace, que faz muito pelas crianças de Brasília;, explicou.
Solidariedade
A instituição filantrópica existe desde 1986, em Brasília. Foi criada por um grupo de pais de crianças em tratamento de câncer para dar apoio às famílias que não tinham condições de custear o tratamento. Cuida hoje de 730 crianças, fornecendo alimentação, medicamentos, transporte, assistências odontológica, psicológica e palestras. Há ainda uma casa de apoio para pacientes de outros estados.