Jornal Correio Braziliense

Cidades

22 servidores do Detran foram presos por formação de quadrilha

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (1;/10) resultou na prisão de 22 servidores e funcionários de Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Os dados foram atualizados pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (1;/10). Desse total, quatro eram funcionários comissionados, seis funcionários do Detran, dois da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nove despachantes e um da clínica do Detran.

[SAIBAMAIS]A quadrilha está sob investigação há dois meses, acusada de falsificar documentos e adulterar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o diretor geral da Polícia Civil, Cléber Monteiro.

Além dos 25 mandados de prisão, a Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap) cumpriu 64 mandados de busca e apreensão. Sendo que, 22 foram realizados nas casas dos integrantes da quadrilha e 42 na casa de pessoas que contratram os serviços do bando. A ação começou às 6h. Alguns servidores foram presos em casa, e outros dentro do próprio Detran.

"É triste, é lamentável, mas foi necessário. O Detran sempre teve preocupação com a sua boa imagem", disse o chefe de fiscalização do órgão, Silvaim Fonseca, sobre a operação.

Os acusados vão responder por formação de quadrilha, podendo pegar de 1 a 3 anos de detenção; corrupção passiva, de 2 a 12 anos de prisão e corrupção ativa, de 2 a 12 anos. A pena máxima pode chegar a 27 anos de prisão.