O arquiteto Oscar Niemeyer foi operado nesta quarta (30/09) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Niemeyer foi internado no dia 23/09, quarta-feira, com dores abdominais. Na ocasião foi realizada uma tomografia de abdomen, que constatou colicistite aguda (comprometimento da vesícula biliar) e abscesso (pequena bolsa de pus) no fígado, junto à vesícula.
Niemeyer foi submetido a uma cirurgia para retirada da vesícula e drenagem do abscesso hepático, na quinta-feira, dia 24/09. A cirurgia foi realizada por videolaparoscopia e transcorreu sem anormalidades.
O arquiteto permaneceu 48 horas no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital (CTI), mas em seguida, foi transferido para a unidade intermediária do hospital. Niemeyer vinha apresentando boa evolução no período pós-operatório, encontrava-se lúcido e respirando normalmente sem a ajuda de aparelhos.
Entretanto, ontem, dia 29/09, Oscar Niemeyer apresentou sangramento intestinal, sem relação com o problema anterior. Os médicos decidiram submetê-lo a uma endoscopia digestiva e colonoscopia, onde foi evidenciado um tumor de cólon (intestino grosso) com sangramento em atividade.
A equipe médica optou pelo tratamento cirúrgico por laparoscopia, tendo sido realizada a retirada do segmento acometido. O procedimento durou três horas e transcorreu sem anormalidades. Niemeyer retornou ao CTI, onde deve permanecer sob observação nos próximos dias. Ainda não há previsão de alta hospitalar. O boletim médico é assinado pelo cirurgião geral José Ribamar Saboya de Azevedo, e pelo cliníco geral Fernando Jjorup e pelo cardiologista João Mansur Filho.