Jornal Correio Braziliense

Cidades

Brasília registra o dia mais quente do ano

Depois das chuvas em pleno período de seca, agora foi o calor que surpreendeu os brasilienses. Na tarde desta terça-feira (29/9), Brasília registrou o dia mais quente do ano. A temperatura atingiu 31,8; ;C, por volta das 15h.

O último dia mais quente de 2009 foi há 12 dias (17/9), quando foi registrado 31,2;C. De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maria das Dores Azevedo, a falta de chuva ocasionou o aumento da temperatura. "Por causa da pouca nebulosidade, a terra está irradindo mais calor", explica. A umidade relativa do ar nesta terça-feira ficou em torno de 30%.

Ainda segundo a meterologista, o calor na capital ainda não atingiu o pico, por estarmos na estação da primavera - caracterizada por uma massa de ar quente na região central do país. A tendência é que a temperatura continue subindo com a aproximação do verão.

Mas os brasilienses podem esperar um pouco de alívio nos próximos dias. A previsão indica tempo nublado e chuvas em pontos isolados para o resto da semana. Segundo o Inmet, a temperatura vai variar de 28;C a 19;C até sexta-feira (2/9).

A próxima frente fria que deve atingir o DF está no Rio de Janeiro. Com a chegada dela, em alguns dias, a capital deve registrar, ainda, algumas chuvas.


Dia mais quente da história

O dia mais quente da história do DF, medido desde 1963, foi registrado no dia 28 de outubro de 2008. Neste dia, a temperatura atingiu 35.8;C.

Em 18 de março deste ano, os marcadores digitais de temperatura, hora e data, expostos nas ruas de Brasília chegaram a marcar 37;C. No entanto, o Inmet informa que esses marcadores são imprecisos para medir a temperatura, pois não cumprem as condições ideais utilizadas como padrão pelo órgão.