Jornal Correio Braziliense

Cidades

Adolescentes do Caje participam de competição interna nesta semana

Os 112 internos do Centro de Atendimento Juvenil Especializado II (Caje II), que fica na Fazenda da Papuda, participam nesta semana da sexta edição das Olimpíadas Esportivas. As competições começaram nesta segunda-feira (28/9) e vão até a próxima sexta-feira (2/10).

Os adolescentes podem competir nas modalidades futebol de campo, voleibol, handbol, futsal, tênis de mesa, xadrez, arremesso de peso, corrida de revezamento, queda de braço e dominó, dependendo de sua afinidade.

Neste ano, o tema da competição é ;Viver com Liberdade;. O evento é organizado pela Secretaria de Justiça, Estado e Cidadania (Sejus), em parceria com a Congregação dos Religiosos Terciários Capuchinhos Nossa Senhora das Dores, os amigonianos.

Para o padre Manuel Antônio Parra Delgadillo, membro da congregação e da organização das olimpíadas, a competição ajuda na ressocialização dos menores. ;As provas fazem com que o adolescente tenha oportunidde de interagir com educadores e entre eles mesmos, superando todas as diferenças;, diz o padre, conhecido como Manolo.

Durante as provas, a disciplina dos internos também é avaliada. De acordo com o padre Manolo, a única rivalidade que existe é a competitividade nas provas. ;Eles sabem o sentido do jogo. Não há brigas. As edições anteriores, pelo contrário, deixaram lembranças muito boas. Quando eles saem daqui, tentam levar as lições para casa;.

Projeto de ressocialização
A parceria entre a Congregação dos Religiosos Terciários Capuchinhos Nossa Senhora das Dores (Amigonianos) e a Sejus oferece aos internos do Caje II um projeto pedagógico de ressocialização. Além das práticas desportivas, os jovens participam de oficinas ocupacionais, escola e têm atendimento psicopedagógico integral.