Cerca de cem jovens e adolescentes do Distrito Federal serão incluídos no projeto ViraVida que tem por objetivo retirar das ruas meninos e meninas que são explorados sexualmente. A idéia do projeto, apresentado nesta quarta-feira (23/9) às entidades governamentais e da sociedade civil, é que a capital federal possa tratar do assunto de forma mais adequada. O ViraVida já foi implantado em quatro capitais: Belém, Fortaleza, Natal e Recife, e o objetivo é lançá-lo no próximo mês em Brasília.
O projeto oferece à esses jovens educação básica e profissionalizante, além de noções de cooperativismo, autogestão e a garantia de direitos fundamentais. Durante o curso, os alunos recebem bolsa auxílio de R$ 500 e atendimento médico, odontológico, psicossocial, legal e de abrigamento, se necessário.
A iniciativa do projeto é do Conselho Nacional do Sesi e a partir de parcerias com Ongs que tratam desse tipo de assunto,serão escolhidos os beneficiados. Com a perspectiva de transformar o projeto num programa de amplitude nacional, o Conselho Nacional do Sesi, pretende, ainda, implantar esta ação social em mais três capitais até o início de 2010
O problema
Segundo a ONG Coalizão contra o Tráfico de Mulheres e Meninas na América Latina, o problema já atinge 1 milhão de jovens no continente. A Pesquisa sobre Tráfico de Pessoas para Fins Sexuais (Pestraf) indica que mais de 930 municípios brasileiros são atingidos por Redes de Exploração Sexual. Desses municípios, 43% concentram-se nas regiões Norte e Nordeste do país.
Embora o fenômeno atinja pessoas de todas as classes sociais, etnias e gêneros, a grande incidência se dá entre meninas, adolescentes de baixa renda e baixa escolaridade, que vivem na periferia de centros urbanos ou regiões de garimpo.
Ongs parceiras
Em Brasília as Ongs parceiras do ViraVida são o Projeto Giração (Centro de Referência, Estudos e Ações Sobre Crianças e Adolescentes ; Cecria - Cecria), Casa de Passagem, Instituto Marista, Casa de Justiça e Cidadania, além do Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Educação; Trabalho; Saúde; Justiça, Direitos Humanos e Cidadania; e Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.