Jornal Correio Braziliense

Cidades

'Melhor idade' comemora Dia Nacional do Idoso com atrações por todo o DF

Aqueles que aproveitam a ;melhor idade; não podem deixar de comemorar esta semana. Anteriormente comemorado em 27 de setembro, o Dia do Idoso é lembrado em 1; de outubro. A data foi alterada por decreto assinado pela Presidência da República em 2006, para unificar as festividades com os outros países.
De acordo com dados do Conselho dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus), atualmente há no DF cerca de 177 mil idosos. No entanto, os 11 abrigos cadastrados pela Sejus têm capacidade para receber 663 pessoas. Esses locais são monitorados, além da Sejus, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério Público Federal do DF e Territórios (MPDFT), conforme prevê o Estatuto do Idoso.

Neste ano, há mais um motivo para celebrar. Em 25 de agosto, o Centro de Valorização do Idoso (CVI), também vinculado à Sejus, lançou o Disque Idoso. Pelo número 0800 644 1401, qualquer pessoa pode fazer denúncias de maus tratos aos idosos, sejam eles físicos, sociais, psicológicos ou financeiros. O serviço funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A identidade do denunciante é preservada, caso se sinta mais confortável.

Em 2007, quando ainda não disponibilizava o serviço, o CVI recebeu mais de 7 mil denúncias. A maioria, 70%, era relativa aos maus tratos sofridos pelos idosos na área da saúde. O setor de transportes ficou em segundo lugar, com 20%, e por último, segurança, com 10%. Em 60% dos casos de agressão, os parentes são os responsáveis. Os principais denunciantes são os vizinhos, 70%, seguido dos familiares, 20%, e somente 10% dos idosos agredidos denunciam os maus tratos. Desde que colocou à disposição o Disque Idoso, foram 85 denúncias, a maioriapor agressão. Não houve nenhum registro em que o próprio idoso tenha ligado.

Comemorações
Para celebrar o Dia Nacional do Idoso a semana está cheia de atrações. No Centro de Saúde 04 do Gama, a festa começou na segunda-feira (21/9) e vai até o dia 25, sexta-feira. O tema da Semana da Terceira Idade é ;Envelhecer com saúde e dignidade é exercício de cidadania;.

A Casa do Ceará, na 911 norte, também tem programação especial para os idosos. As comemorações contam com apresentações musicais, palestras e atividades religiosas (ver programação abaixo). As atividades são gratuitas.

O centro de Saúde da QI 23, no Lago Sul, também não deixará a data passar em branco. A festa será na manhã desta quarta-feira (23/9), com tudo que os idosos têm direito: bolo, gincana e stands de saúde. O evento é aberto a toda a comunidade. A organização é por conta do grupo de idosos do Lago Sul, ;Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos;, coordenado pela fisioterapeuta Rita Dienstmann.

A Secretaria de Justiça do DF, em parceria com o GDF e a Secretaria de Governo, levará idosos de vários abrigos para um dia diferente. O baile da tarde, com muita música e dança, será no Salão de Múltiplas Funções do Guará, será na quinta-feira (24/9), a partir das 14h. A Sejus oferecerá transporte e lanche para os convidados.

Semana que vem tem mais
O Grupo da terceira idade Paz e Amor, no Cruzeiro, vai deixar as comemorações para a próxima quarta-feira (30/9). Além de lembrar o Dia do Idoso, o grupo vai celebrar a chegada da primavera, a estação das flores. Dona Marlene Pinto, coordenadora do grupo, faz questão de lembrar que a comemoração é aberta a toda a comunidade, e o grupo também. ;Tudo para nós é motivo de festa;, diz dona Marlene. Quem quiser ajudar também é bem-vindo. Mais informações pelo telefone 3233-1440.

Para quem quer ajudar
No dia 18 de outubro, a ONG Gente Nova realiza mais um Seguir Sonhando. O evento, que está em sua sexta edição, reunirá idosos de lares e associações do DF para um dia de lazer.

A programação inclui exames de saúde, corte de cabelo, fotografia, música e teatro. A ONG oferecerá transporte para os homenageados, além de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Segundo Maria Martha Lauande, integrante da ONG e coordenadora do evento, o dia é uma oportunidade para os jovens voluntários interagirem com os idosos. ;Os jovens aprendem que as necessidades dos idosos não se resumem apenas a cuidados médicos, mas principalmente ao carinho, conversas e diversão;.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato com seguirsonhando@gentenova.com. Para participar como voluntário é preciso comprar um passaporte no valor de R$15, que inclui camiseta e três refeições no dia do evento.

Programação
Casa do Ceará
22/9 (terça-feira):
15h30 - Grupo de oração da Divina Misericórdia às.

23/9 (quarta-feira)
9h - Apresentação das crianças da Creche Ação Social Paula Frassinetti.
15h - Lanche festivo.

24/9 (quinta-feira)
14h30 - Valorização da vida e entrosamento do Idoso, com a psicóloga Maria Amélia dos Santos e o estudante de psicologia Carlos Barreto.

16h - Celebração da missa, com o Pe.Getúlio.

25/9 (sexta-feira)
14h30 - Seresta e recordações ao som de gaita e violão e comemoração dos aniversariantes do mês

26/9 (sábado)
16h - Tarde Musical ao som de violão com Clóvis Dattoli, Marden Marques e Abelardo Sobrinho

Local: Casa do Ceará, 911 norte

Centro de Saúde 04 do Gama
Até 25/9 - Cortes de cabelo e maquiagem, receitas para a terceira idade, ginástica corporal e para mente, chá da tarde, passeios e atividades religiosas
Local: Setor Leste do Gama, Área Especial 02, praça 03.

Centro de Saúde Lago Sul
23/9 (quarta-feira)
Das 8h30 às 10h30 - bolo, gincana e verificação de glicose e pressão, informações sobre nutrição e farmácia. Sorteio de brindes e coroação da senhora com mais tempo de vida.
Local: QI 23, Lago Sul

Grupo da Terceira Idade ;Paz e Amor;
30/9 (quarta-feira)
A partir das 14h30 - Dança, música e sarau
Local: Biblioteca do Cruzeiro Velho