Os resultados do primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação mostram que as partes estão preferindo aguardar o fim do processo, sem tentar acordo. Para esta segunda-feira (14/9), estavam marcadas 158 audiências, mas somente 99 foram efetivamente realizadas. Apenas nove processos foram extintos por conciliação. 51 audiências não foram realizadas, pois as partes não compareceram.
A Semana da Conciliação teve início nesta segunda-feira (14/9) e vai até a próxima sexta-feira (18/9). É uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e envolve todos os tribunais e juizados especiais do país na tarefa de acelerar o julgamento de processos judiciais por meio de acordos entre as partes. A semana tem o objetivo de resolver os processos distribuídos à Justiça até 31 de dezembro de 2005. Cerca de 600 casos foram separados. 35 juízes do TJDFT participam da ação.
A conciliação não abrangerá os processos que tramitam nos Juizados Especiais. As audiências são realizadas das 9 às 13h, nas respectivas Varas onde tramitam os processos, com a presença do juiz e de um conciliador. Nem todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005 estão sujeitos à conciliação. Portanto, somente as partes que foram devidamente intimadas devem procurar o Tribunal.
Números
158
Audiências marcadas
99
Audiências realizadas
9
Acordos