Jornal Correio Braziliense

Cidades

Secretaria de Saúde promove mobilização contra a dengue neste sábado

A Secretaria de Saúde do DF promove neste sábado (12/9) o Dia de Mobilização Social contra a Dengue no DF. Será a partir das 9h, no estacionamento do Pedalinho, no Parque da Cidade. Para chamar a atenção da população sobre as medidas preventivas contra a doença, haverá stands com exposição dialogada, panfletagem, apresentações musicais e de teatro. Também haverá ações de mobilização nas cidades satélites.

Além de aprender mais sobre a doença e o mosquito transmissor, quem visitar o stand no Parque da Cidade poderá verificar a pressão arterial e o nível de glicose, participar da distribuição de lanches, refrigerantes, água, sorteio de brindes e corte de cabelo. Estão programadas brincadeiras, atendimento médico e jurídico, oficinas de reciclagem e exposições de trabalhos de outras instituições.

Nas outras cidades do DF também haverá stands e panfletagem nos locais onde há maior fluxo de pessoas, como feiras, shoppings e supermercados. A Secretaria de Saúde conta com o apoio das administrações regionais das cidades participantes, Polícia Militar, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e estudantes que fizeram cursos para trabalhar como voluntários na mobilização. As ações de mobilização envolverão o trabalho de cerca de 290 profissionais de saúde e voluntários.

Dengue no DF
Dados parciais da Secretaria de Saúde mostram que de janeiro a setembro de 2009 foram registrados 384 infecções de dengue no DF. Dentre as transmissões confirmadas, 264 (68,8%) ocorreram no Distrito Federal e 120 (31,3%) em outros estados. Em relação aos dados de 2008, houve uma redução de 31,3% dos casos confirmados.

O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypiti. O mosquito se reproduz em água parada, por isso há maior incidência em períodos chuvosos. Os sintomas da doença são febre alta repentina, dor de cabeça, dor nos olhos, perda do apetite e do paladar, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas vermelhas na pele, semelhantes ao sarampo, moleza, dor no corpo e nas articulações.

Para previnir a dengue, a medida mais importante é eliminar os focos de acúmulo de água. Mantenha bem tampados os tonéis, barris e as caixas d;água. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, além de não depositar lixo em terrenos baldios. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão toda semana. A água desses vasos deve ser trocada com freqüência. Se for guardar pneus em casa, mantenha-os em locais protegidos da chuva. As garrafas devem ser guardadas com a boca para baixo.