Cerca de 50 alunos da Universidade de Brasília (UnB) ocuparam a secretaria da Faculdade de direito, no prédio da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FA), na noite da última quarta-feira. O objetivo da ocupação foi reivindicar à Reitoria que o aumento do número de vagas de graduação no curso de Direito seja debatido. A partir do próximo vestibular, o primeiro de 2010, cujas inscrições começam na próxima segunda-feira, o curso receberá o dobro de calouros: 60 para o período diurno e 60 para o noturno. Ao todo, serão oferecidas 1.891 vagas (245 a mais) em 89 cursos, sendo 382 para o sistema de cotas para negros.
De acordo com os estudantes, professores e alunos não tiveram tempo suficiente para discutir o assunto antes de tomar a decisão. A diretora da Faculdade de Direito, Ana Frazão, confirma, mas diz que ainda assim a medida não foi precipitada. ;Tivemos apenas três dias para enviar um posicionamento à Reitoria. Tentamos mobilizar a todos, mas mesmo com uma participação menor do que desejávamos, a decisão foi tomada com quorum legítimo;, garante.
A diretora explica que a expansão não é novidade, já que o tema está em foco na faculdade desde a criação do curso noturno de direito, em 1996. Ela reconhece que hoje não há estrutura para receber tantos alunos, mas devido a alguns acordos será possível suprir a demanda no ensino. ;A Reitoria se comprometeu a providenciar novos espaços para as aulas e, em contrapartida, teremos de otimizar o uso de nossas salas. Já estamos passando por algumas seleções de docentes e até o ano que vem queremos ter pelo menos mais 20 novos professores no quadro;, diz a diretora.
Ocupação pacífica
Ela diz que o diálogo com os alunos sempre esteve aberto e que não havia necessidade de uma ocupação. Mas os estudantes decidiram entrar na secretaria após assembleia realizada na quarta-feira. ;O movimento contou com mais de 200 alunos e a maioria decidiu por essa ação, devido à urgência do assunto. Queremos uma expansão com qualidade, para que os novos alunos tenham o mesmo ensino que nós temos;, disse o estudante do 11; semestre do curso Guilherme Moraes Rego. A ocupação feita pelos alunos durou sete horas ; teve início às 20h30 de quarta nas salas da secretaria do curso e só terminou às 3h de ontem.
;Somos a favor do aumento, mas ele tem de ser feito por meio de um estudo, para que possa ser seguro para a universidade e para os alunos;, afirmou Milena Pinheiro, presidente do Centro Acadêmico (CA) de direito da UnB. Milena reforçou que a ocupação não é um ato da gestão do CA, mas, sim, dos estudantes do curso.
A expansão faz parte da meta do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que inclui a criação de oito cursos na universidade já no próximo vestibular: engenharia ambiental, química tecnológica, letras - língua estrangeira aplicada, comunicação organizacional, arquitetura e urbanismo, ciências farmacêuticas, gestão em saúde coletiva e serviço social.
Segundo levantamento feito pelo Correio, a universidade aumentou em 80% a oferta de vagas desde 2007, por meio dos dois vestibulares e o ingresso dos alunos pelo Programa de Avaliação Seriada ; o número passou de 4.190 para 7.564 (previsão para 2010). Mas nem todos veem com bons olhos o crescimento da UnB. Diretores dos institutos de Ciência Política e Relações Internacionais também protestaram por serem contra o aumento do número de vagas na graduação em direito. Professores dos dois institutos enviaram ao Decanato de Graduação da UnB um ofício de repúdio pedindo a suspensão do processo de aumento de vagas. Eles acreditam que essa expansão pode provocar a queda da qualidade do curso e problemas com infraestrutura no prédio da FA.
Para a decana de Ensino de Graduação da UnB, Márcia Abrahão, não há motivo para tanto alarde. Segundo ela, ainda há capacidade para crescer mais. ;Com essa decisão, estamos apenas resgatando a forma de ingresso semestral no curso, que é o padrão da UnB;, diz. Os alunos prometem continuar se mobilizando para discutir melhor o assunto e reverter a decisão.
» Veja a matéria em vÃdeo:
VESTIBULAR 2010
Período de inscrições: do próximo dia 14 até 29 de outubro, exclusivamente pela internet ()
Taxa: R$ 80
Provas: 19 e 20 de dezembro
Informações: (61) 3448 0100