Você sabe o que fazer quando um carro estacionado bloqueia o seu veículo e te impede de sair? Essa foi uma pergunta que Fabrício Zago não conseguiu responder. Ele parou o carro no estacionamento entre o Ministério dos Transportes e o Ministério da Justiça, e quando foi buscá-lo, outros dois carros estacionados impediam a sua saída.
Ele registrou a reclamação no 190, mas não foi atendido. A Polícia Militar informou que a responsabilidade era do Detran, que o aconselhou a procurar o Corpo de Bombeiros. Na troca de responsabilidades ele só conseguiu tirar o carro, um Gol preto, por volta das 15h, quando um flanelinha avisou o dono de um dos veículos.
De acordo com o Departamento de Trânsito do DF (Detran) o procedimento correto é acionar a polícia pelo 190, que acionará o Detran para retirar o carro ou o próprio Batalhão de Trânsito da PM poderá recolher o veículo, e levá-lo para o depósito do Detran.
Infração
Das 19 formas de estacionamento proibido definidas em lei, estacionar impedindo a movimentação de outro veículo é bem frequente entre os brasilienses. Até maio deste ano foram registradas 1.444 ocorrências deste tipo. O infrator recebe quatro pontos na carteira por isso e tem que pagar multa de R$ 84,13. Caso o carro seja levado para o depósito do Detran, a pessoa também terá que pagar diária de R$21.
De janeiro a julho deste ano, a fiscalização registrou 49.308 multas por estacionamento irregular. É menos do que no ano passado. Nos sete primeiros meses de 2008, o Detran fez 63.167 notificações.