Inconformados, familiares da mulher grávida morta nesta quarta-feira (2/8) com suspeita de gripe suína aguardam a liberação do corpo no Instituto Médico Legal (IML) para enterrar a jovem. O sepultamento está marcado para as 17h no cemitério de Brazlândia. Se confirmado que Marília Ramos de Castro, 26 anos, era portadora do vírus A (H1N1), será o primeiro caso de uma mulher grávida morta pela nova gripe no Distrito Federal.
Até o momento, duas pessoas morreram em decorrência da doença no DF: um homem de 5O anos e uma criança com menos de 12.[SAIBAMAIS]
Segundo o marido da vítima, Mateus Ramos de Castro, 22 anos, a mulher estava grávida de oito meses e deu entrada no Hospital Regional de Brazlândia no domingo (30/8), com sintomas da nova gripe: febre alta e tosse.
"Mas os médicos a diagnosticaram com infecção urinária. Ela estava muito fraca", conta Castro. Dois dias depois, na terça-feira (1/9), Marcília recebeu alta médica e foi para casa. "Ela passou mal de novo e a levamos para o hospital na manhã seguinte (quarta-feira)", relata o marido. Em estado grave, ela faleceu às 15h de ontem.
Criança não resistiu
Após confirmarem a morte da jovem, os médicos ainda tentaram salvar a vida do recém-nascido, mas a criança não resistiu e morreu durante a cesária. Nos dias em que a mulher esteve no hospital, o marido lutou por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Brazlândia, sem sucesso. O marido da vítima conseguiu uma vaga em uma UTI de outro hospital, mas não havia ambulância para transportá-la. Ele chegou a pedir ajuda da Defensoria Pública do DF, mas a vítima não resistiu à espera.
Marcília, que vivia havia cinco anos com Mateus, deixa um filho de 1 ano, que, por prevenção, está tomando o medicamento Tamiflu. O casal morava num apartamento em cima de um supermercado de Brazlândia, onde a vítima trabalhava como caixa. O estabelecimento amanheceu fechado e com uma faixa que dizia: "Estamos fechado por motivo de luto".
Confirmação
Em nota oficial, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou que a mulher estava com suspeita da gripe. O órgão também informou que ela passou por exames para confirmar a doença. Já o marido da vítima disse que a mulher passará por autopsia ainda esta manhã e que o resultado do exame deve ficar pronto ainda hoje.