Jornal Correio Braziliense

Cidades

Policial civil é condenado por abuso de autoridade

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) decidiu condenar o policial civil Marco Cruz Vaz por abuso de autoridade. Como penalidade, o réu ficará impedido de exercer a função de policial civil na cidade de Ceilândia, por um ano. Ele também foi condenado a um mês de detenção, a ser cumprido, inicialmente, em regime aberto.

O autor do processo, Paulo César dos Santos RIbeiro, narra que foi levado pelo policial civil para um corredor escondido dentro da 15; DP, onde teria sido agredido com uma rasteira, chute, joelhada no estômago e tapas na face. Outros dois policiais teriam auxiliado na agressão.

O motivo do conflito foi desacato à autoridade. O homem teria desrespeitado o oficial de justiça federal Sebastião da Cruz Vaz, irmão do policial denunciado. O fato aconteceu quando o oficial de justiça tentava intimar o irmão da vítima. Os dois discutiram e o oficial abandonou o local, retornando depois com os agentes da policia civil.

No entendimento dos magistrados, a versão da vítima, os depoimentos das testemunhas e o laudo de exame de corpo de delito foram provas suficientes de que o policial agrediu fisicamente o ofendido no interior da 15; Delegacia de Polícia de Ceilândia, em outubro de 2005. A