A fiscalização da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF visitou nesta quarta-feira (26/8) bancos e lotéricas. Desde esta terça-feira (25/8) os inspetores do órgão estão passando por locais de grande concentração de pessoas em todo o DF, para apresentar, por meio de um folheto explicativo, as orientações necessárias sobre a prevenção da nova gripe.
De acordo com o chefe da fiscalização, Alex Moraes, a preocupação é de que a gripe se espalhe em setembro, período mais favorável à propagação do vírus devido à baixa umidade registrada na cidade. "Por isso estamos verificando se os locais estão fazendo a limpeza correta, especialmente dos banheiros, na desinfecção das maçanetas, das bancadas; estamos olhando também a manutenção do ar-condicionado".
[SAIBAMAIS]Ele também explicou que os estabelecimentos terão de registrar, diariamente, como está sendo feita a limpeza no local. No registro, eles devem colocar qual funcionário fez a limpeza, qual o horário e que produto foi usado. "A maior parte dos locais que visitamos já estavam seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde. A nossa preocupação é que na semana que vem, vários setores receberão o pagamento, fato que aumentará a aglomeração de pessoas nos bancos".
Na terça-feira foram visitados shoppings e cinemas, e como explica Alex Moraes, a maior parte dos lugares também já estava em dia com as orientações. "Os que ainda não estavam, tinham projetos para implementar medidas preventivas. O que nós fazemos nesses casos, é intimar esses estabelecimentos para que agilizem esse projeto", explica.
Amanhã a fiscalização visitará restaurantes e casas de evento. Todos os inspetores de atividades urbanas dos 21 núcleos de inspeção da Vigilância Sanitária do DF participam da ação preventiva.