Jornal Correio Braziliense

Cidades

Vigilância Sanitária percorre estabelecimentos com orientações contra a gripe A

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF começou nesta terça-feira (25/8) a visitar shoppings, cinemas, bancos, loterias, restaurantes, casas de eventos e outros locais de grande concentração de pessoas para apresentar, por meio de um folheto explicativo, as orientações necessárias sobre a prevenção a nova gripe.

[SAIBAMAIS]Os primeiros estabelecimentos visitados nesta terça-feira foram os shoppings da cidade. De acordo com o chefe da gerência de fiscalização da Vigilância Sanitária, Alex Moraes, a ideia é tentar reduzir a propagação do vírus em ambientes com a circulação de pessoas ou longa permanência. "O objetivo é apresentar, por meio de um folheto educativo, as orientações necessárias que cada estabelecimento", afirma.

No folheto educativo que será entregue durante as visitas constam várias orientações que o comércio, a indústria, os prestadores de serviço e os promotores de eventos podem tomar, para ajudar na redução da contaminação do vírus da nova gripe. Em cada local visitado, os servidores da saúde estarão repassando esclarecimentos sobre como proceder a limpeza de ambientes.

A ação também pretende instruir os donos dos estabelecimentos na melhor forma de manter as instalações sanitárias dos banheiros públicos higienizadas, como prover as áreas de alimentação de locais e produtos para higienizar tanto os consumidores como os manipuladores de alimentos.

"Como o vírus da influenza permanece ativo por até 10 horas, é preciso que os estabelecimentos estejam atentos e procedam com a desinfecção de seus ambientes de maneira adequada. Outro item que também iremos verificar e orientar será a condição de saúde dos funcionários destes estabelecimentos", explica Moraes.

A ação terá duração de três dias e nesta quarta-feira (26/8) serão visitados bares e restaurantes. Todos os inspetores de atividades urbanas dos 21 núcleos de inspeção da Vigilância Sanitária do DF participam da ação preventiva.

Escolas Públicas
A Secretaria de Educação informou que até a tarde desta terça-feira (25/8), duas turmas que completaram o período de 14 dias de suspensão recomendado pela Secretaria de Saúde voltaram a funcionar. Na quarta-feira (26/8) mais três turmas devem retornar às aulas normalmente.

Nestes casos, as próprias escolas planejarão a reposição do conteúdo das aulas perdidas após os planos passarem por aprovação das Regionais de Ensino. A Secretaria de Educação informou que todos os casos de gripe identificados na rede pública de ensino são relatados à Saúde.