Jornal Correio Braziliense

Cidades

Começa a funcionar hoje o Disque-Idoso

A partir das 17h desta terça-feira (25/8) começa a funcionar o Disque Idoso, do Centro de Valorização do Idoso (CVI), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus). O número funcionará para denúncias de maus-tratos. Nele a vítima e qualquer pessoa pode fazer a ligação, que, se preferir, terá sua identidade preservada.

No caso de agressão física, a polícia será acionada para ir até o local, juntamente com o CVI, para as medidas necessárias. Só em 2007, mesmo sem a existência do Disque-Idoso, o CVI recebeu 7.037 denúncias.

No Distrito Federal, conforme dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos constituem 14% da população, ou seja, cerca de 350 mil pessoas. Os maus-tratos sofridos por eles na área da saúde representou 70% das denúncias, seguido do setor transportes, com 20%, e pela segurança, com 10%.

Quanto às agressões, conforme levantamento do CVI, os parentes são os principais agressores, representando 60% das ocorrências. Já entre os denunciantes, o levantamento constatou que os principais delatores são os vizinhos - 70% -, seguido dos familiares - 20% - e somente 10% dos idosos agredidos denunciam os maus-tratos.

Serviço

Disque Idoso: 0800.6441401

De Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h