Jornal Correio Braziliense

Cidades

Novo esquema de atendimento reduz filas nos hospitais

Ao contrário dos outros dias, emergência do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ficou vazia na manhã desta segunda-feira (24/8). Os atendimentos não duraram mais que uma hora. Na semana passada, as pessoas chegavam a esperar 11 horas. A melhora se deve ao novo esquema de acolhimento dos pacientes. Os que não estão em estado grave são levados, em veículos do governo do Distrito Federal, para postos de saúde.

O objetivo do novo esquema é esvaziar as emergências dos hospitais para que eles possam priorizar os casos graves de gripes e atendimentos de outras doenças. "Estou desde às 6h na rua e estou surpreso que ainda não vi ninguém reclamando", comemorou o secretário adjunto de saúde do DF, Florêncio Cavalcante. Ele visitou as emergências e postos nesta manhã para verificar a situação de cada um.

Com a reorganização do atendimento, o governo destacou Centros de Saúde como pontos estratégicos para atender pacientes que estejam com sintomas de gripe. Inicialmente, as emergências contempladas são as dos hospitais regionais da Asa Norte, Samambaia e Ceilândia.

Os centros de Saúde 12 e 13 da Asa Norte vão receber os pacientes do Hran. Em Ceilândia o posto estratégico será o Centro de Saúde 11 e em Samambaia, o Centro de Saúde 1. A Secretaria de Saúde vai avaliar a demanda em outros hospitais para estender o esquema às demais cidades do DF.