Duas pessoas foram autuadas em operação realizada na manhã desta quinta-feira (20/8) pela Polícia Civil, em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e com a Secretaria de Fazenda. A polícia encontrou um depósito irregular com mais de duas mil peças de carro em uma chácara de Ceilândia. Os dois detidos serão acusados por crime ambiental e sonegação fiscal.
A ação foi motivada pela identificação de peças de carro durante um sobrevoo da Divisão de Operação Aéreas (DOA), há cerca de um mês, por Alexandre Gusmão, em Ceilândia. Nesta manhã, as equipes chegaram à chácara 33 e encontraram todos os tipos de peças de carro -- com exceção de chasis, placas e motor, o que diminui as possibilidades de afirmar que os veículos são roubados.
Elias Antônio Martins e Simone Fernandes de Souza Carvalho foram autuados por crime ambiental, pois a área em que as carcaças estão localizadas fica próxima aos Ribeirão da Pedra, que abastece o rio Santo Antônio do Descoberto. Eles também são acusados de sonegação fiscal por não terem apresentado notas ficais das peças encontradas. De acordo com a polícia, os dois acusados são donos de lojas de peças de carros em Taguatinga.
As investigações seguem. A pena para os crimes é de uma a cinco anos, para o ambiental, e de dois a cinco, pela sonegação.