A Secretaria de Cultura abriu, no último dia 17, as inscrições para o seminário "Os Jardins de Burle Marx". Imperdível para os amantes do paisagismo, o evento é gratuito. Para participar, basta acessar o formulário, até o próximo dia 25, na página.
[SAIBAMAIS]Uma comemoração ao centenário do gênio do paisagismo brasiliero, o encontro é voltado a arquitetos, paisagistas e estudantes. Organizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e a Universidade de Brasília, ele tem como objetivo resgatar a história do responsável pelos jardins da capital.
Com palestras do paisagista Haruyoshi Ono, diretor do escritório Burle Marx e Cia, da arquiteta Ana Rita de Sá Carneiro e do especialista em ecologia José Tabacow, o seminário será realizado no próximo dia 27, no Museu da República. A abertura está marcada para as 9h e o encerramento para as 18h.
O autor de praças e jardins do Plano Piloto nasceu em 4 de agosto de 1909 e morreu em 4 de junho de 1994. Entre os principais trabalhos do arquiteto estão os jardins da 308 Sul, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, do Palácio da Justiça e do Itamaraty, além de diversas embaixadas.
Movimento e inovação
Depois de estudar artes plástica na Alemanha, Burle Marx voltou para o Brasil e inovou ao usar plantas nativas na composição de ambientes. Até então, as plantas exóticas dominavam os trabalhos dos profissionais no país.
"Roberto começou a trabalhar em uma visão futurista, é o precussor do conservacionismo. Um homem muito completo, quase como um renascentista", explica o diretor do Jardim Botânico de Brasília, Jeanitto Gentilini, coordenador da comissão que celebra, em Brasília, o centenário do artista.
Principais projetos de Burle Marx em Brasília
1963 ; SQS 308
1965 ; Palácio do Itamaraty
1967 ; Embaixada dos Estados Unidos
1968 ; Embaixada da República Federal da Alemanha
1970 ; Praça dos Cristais no Setor Militar Urbano
1971 ; Embaixada da Bélgica
1971 ; Embaixada do Irã
1972 ; Tribuna de Contas da União
1975 ; Palácio do Jaburu
1976 ; Teatro Nacional
1976 ; Parque Dona Sarah Kubitschek (Parque da Cidade)