Um projeto modelo de assistência gratuita a crianças e jovens carentes ou em situação de risco ganha forma, nesta terça-feira (18/8), no Distrito Federal. Trata-se do primeiro posto de atendimento do programa "Nossas Crianças, Um Dever de Todos", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Instalado no prédio do antigo Touring Clube, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, ele será inaugurado às 15h, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.
No local, funcionará uma equipe da vara da Infância e da Juventude, que atenderá menores e treinará agentes sociais e de segurança para trabalhar com esse público. O funcionamento do posto no centro de Brasília é fruto de parceria firmada entre o Conselho, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Governo do Distrito Federal (GDF).
Para o presidente do TJDFT, desembargador Nívio Gonçalves, a iniciativa "é um dos caminhos para melhorar a vida das vítimas da prostituição e do tóxico". Lançado em outubro do ano passado, o programa "Nossas Crianças" engloba cinco projetos voltados com atuação no combate à violência contra menores e será estendido a outros estados.